Educação Gaia é tema de um workshop na Barra
20 de maio de 2016
Maioria é assediada
20 de maio de 2016
Exibir tudo

Palestra trata sobre design para pequenos negócios

Em tempo de crise, as empresas precisam buscar oportunidades, novas ideias, reduzir o tempo de desenvolvimento dos produtos ou serviços, melhorar a comunicação efetiva com os clientes. Para ajudar nessa busca de novos caminhos, o SEBRAE promoveu nesta sexta feira (20), no auditório da Instituição, a palestra “Design para pequenos negócios da cadeia de Petróleo, Gás e Energia”.

O empreendedor teve oportunidade de saber como o design pode ser um diferencial para tornar o negócio mais competitivo e ajudar a consolidar a imagem da empresa. “Esta é uma iniciativa nacional que está começando em Sergipe para empresas da cadeia de petróleo, gás e energia”, destaca a analista Ana Nunes, gestora do projeto petróleo e gás.

Ministrada pelo designer Bolívar Escobar, durante a palestra foi explicado o que é o design, benefícios do uso da ferramenta, panorama do setor de petróleo, gás e  energia, aplicação do design nos negócios da cadeia de petróleo e gás. No final palestra, também houve espaço para debate e dúvidas.

“O design pode ajudar a empresa a criar uma identidade, uma marca, dando mais credibilidade ao negócio. A ferramenta deve ser utilizada como um ponto de contato com os clientes, por meio do site, das redes sociais, sempre colocando a marca em tudo que é da empresa. E a marca é a reputação do negócio”, destaca Bolívar Escobar.

Empatia e Inovação

Para Escobar, o design é um elemento chave nos pequenos negócios, tornando a inovação tangível na implementação de produtos e processos. O design cria vantagens competitivas singulares que permitem que a empresa fortaleça sua marca e identidade. “O design pode contribuir com respostas criativas em empresas que desejam ser competitivas. Ele concretiza o processo de transformação de problemas em soluções, explorando possibilidades, permitindo a avaliação do aspecto humano. Assim, ele estabelece empatia e provoca inovação”, alerta.

Com o uso eficaz do design é possível reduzir o tempo de desenvolvimento de um produto e/ou serviço; servir como fonte de novas ideias; contribuir para a comunicação efetiva entre os clientes e empresas, entre outras vantagens.

A capacitação faz parte das atividades desenvolvidas pela Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do SEBRAE, telefone (79) 2106 – 7727 , email ana.nunes@se.sebrae.com.br

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *