Trio sergipano vai apitar na Copa do Nordeste
16 de janeiro de 2020
Servidores da UFS aprovam estado de greve
16 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Padre Gilson Garcia morre em Aracaju aos 83 anos de idade

Padre Gilson (esquerda) e o arcebispo metropolitano, Dom João Costa

Morreu no início desta quinta-feira (16), o padre Gilson Garcia. Ele tinha 83 anos de idade e estava internado, há uma semana, na UTI do Hospital da Unimed, em Aracaju. Nas décadas de 80 e 90,  o religioso foi pároco da Matriz de Santo Antônio e Almas, em Itabaiana. Dos 83 anos de vida, 57 foram dedicados à vida sacerdotal. Também foi pároco da Catedral Metropolitana de Aracaju de 1996 a 2001.

Padre Gilson também foi professor de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo sido responsável por grandes feitos em Itabaiana, como a construção da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, o Centro de Treinamento de Pastoral (CTP) e várias capelas.

O corpo de Padre Gilson está sendo velado no OSAF em Aracaju, tendo sido sepultado às 16h desta quinta-feira (17), em Rosário do Catete, sua cidade natal. Católicos de todo o estado acompanharão a cerimônia, que contará também com a realização de uma missa de corpo presente.

Nota da Arquidiocese de Aracaju

Com um profundo sentimento de pesar, a Arquidiocese de Aracaju comunica o falecimento do padre Gilson Garcia de Melo, por volta de 1h desta quinta-feira (16). Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed, em Aracaju, há cerca de uma semana, com a saúde bem debilitada. Com 84 anos de idade e 61 de sacerdócio, padre Gilson foi um dos clérigos mais respeitados e admirados pelo povo de Deus.

A celebração das Exéquias, às 8h, no Osaf (rua Itaporanga, 436), foi presidida pelo padre Genivaldo Garcia, vigário episcopal (Sâo Mateus), representando o arcebispo metropolitano, dom João José Costa, que se encontra fora de Sergipe, em período de férias. Após a cerimônia, o corpo foi transladado para Rosário do Catete-SE, cidade natal do padre Gilson Garcia, tendo sido sepultado às 16h desta quinta-feira (16).

Por telefone, o arcebispo participou do programa Linha Direta, na Rádio Cultura, e enalteceu o extraordinário contributo do padre Gilson para a Igreja particular de Aracaju. Eram frequentes as visitas de Dom João à residência do sacerdote. A mais recente, no dia 21 de dezembro, foi para expressar os votos de um feliz Natal. Padre Gilson estava sob os cuidados de sua irmã Vanda Garcia. “Um homem de fé, suportou tudo com paciência e resignação, dando-nos um grande exemplo”, disse o arcebispo.

As marcas do fecundo ministério sacerdotal do padre Gilson Garcia permanecem impressas em diversas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Aracaju: Nossa Senhora do Rosário (Rosário do Catete-SE), Nossa Senhora Aparecida (Bairro Bugio, Aracaju), Santo Antônio e Almas (Itabaiana-SE), Sagrado Coração de Jesus (Bairro Grageru, Aracaju), Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Bairro Leite Neto) e Catedral Metropolitana. Ele também exerceu o ofício de Chanceler da Cúria Metropolitana. Seu afastamento, por motivos de saúde, ocorreu em 2001, quando era pároco da Catedral (Paróquia Nossa Senhora da Conceição).”.

Matéria atualizada às16h33m desta quinta (16)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *