Sindicontas aprova ações do presidente do TCE
13 de janeiro de 2016
Uma em cada cinco pessoas não usa cinto de segurança
13 de janeiro de 2016
Exibir tudo

“Os Sapos” no Teatro Atheneu

Os cinco atores embarcam num estratégico jogo de relações

Aracaju vai receber, de 22 a 24 deste mês, o espetáculo “Os Sapos”, que será apresentado no Teatro Atheneu, as 21h (sexta e sábado) e as 20h (domingo). Por ter sido selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016, o espetáculo tem preço popular: os ingressos custam R$ 20 e R$10, podendo ser adquiridos na bilheteria do teatro.

“Os Sapos” fala com humor de como as relações podem atingir níveis primitivos, quando casais são colocados em situação de confinamento. O projeto de circulação do espetáculo pelo Nordeste, com patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras, prevê intérprete de libras para uma maior acessibilidade do público. Também acontece um bate papo ao final de cada sessão, além de oficinas gratuitas de dramaturgia e interpretação para artistas e grupos locais, que serão ministradas pela autora/diretora e pelos atores do espetáculo.

Sucesso de crítica e público, vencedor do Prêmio FITA nas categorias: Atriz [Verônica Reis] e Atriz coadjuvantes  [Paula Sandroni] e indicado aos prêmios Revelação Direção [Renata Mizrahi e Priscila Vidca] e Texto  [Renata Mizrahi], também na FITA [Festa Internacional de Teatro de Angra -2013 e Melhor Texto Nacional Inédito no Prêmio Cesgranrio de Teatro 2013

A história

A ideia do espetáculo surgiu depois de uma viagem da autora que, isolada numa casa de campo, conheceu dois casais cuja exagerada dependência  psicológica e suas fragilidades como ciúme, ansiedade e excesso de preocupação se evidenciaram em pouco tempo. A partir desta experiência, criou uma história que se passa em um dia e uma noite numa casa de campo na serra.

Uma mulher solteira, Paula, 40 anos, recém separada, chega numa casa de campo achando que vai rever os amigos de infância e se depara com dois casais em crise. Neste lugar isolado, só passa um ônibus por dia, e portanto, ela só poderá ir embora no dia seguinte. Paula é obrigada a presenciar e vivenciar as neuroses e histerias dos relacionamentos de Marcelo e Luciana e Claudio e Fabiana.

“Os Sapos” é um espetáculo tragicômico sobre as tênues ligações afetivas que unem os casais. O texto começa como uma comédia de costumes: leve com diálogos corriqueiros. Aos poucos, Paula e o espectador descobrem a complexidade da relação dos dois casais. As situações vividas pelos personagens se tornam sufocantes e opressoras. Os diálogos ficam ácidos e explosivos. A direção conduz o espectador para dentro dessa história, fazendo com que ele se sinta parte das relações intimistas vividas pelos personagens.

O título da peça é uma referência aos sapos que se escondem no banheiro são retirados de lá, mas sempre voltam. E é também aquilo que se engole seco, a não expressão de um sentimento, o silêncio.

Os cinco atores, em cena o tempo todo, embarcam num estratégico jogo de relações, que vão se encadeando cena a cena, revelando, aos poucos, a verdadeira face dos personagens.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *