Letalidade por covid-19 em Aracaju é a menor da região
14 de outubro de 2020
Grupo Os Parafusos vira patrimônio cultural
14 de outubro de 2020
Exibir tudo

Os Parafusos são Patrimônio Cultural de Sergipe

O governo de Sergipe reconheceu o grupo lagartense “Os Parafusos” como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. O ato foi oficializado por meio de lei publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe.

A medida ocorre um ano depois de a Prefeitura de Lagarto ter reconhecido o grupo como um patrimônio de todos os lagartenses. Na época, o reconhecimento não mudou muita coisa. Uma vez que, para Maria Ione, presidente da Associação Folclórica de Lagarto (Asflag), Os Parafusos já eram um patrimônio todo o Sergipe.

Segundo o historiador e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Doutor Claudefranklin Monteiro publicou no blog História e Cultura de Lagarto, Os Parafusos tornaram-se nacionalmente conhecidos quando foram convidados para participar do Festival de Folclore de Olímpia, em 1980.

“Não há quem não se contagie com as peripécias acrobáticas de seus brincantes, exclusivamente homens. Talvez porque no início eram homens negros e escravos que roubavam às vestes das sinhazinhas, quando estas quaravam à luz da lua cheia, para disfarçados fantasmagoricamente fugirem dos capitães do mato”, escreveu Monteiro em sua crônica.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *