Parque dos Falcões, o paraíso das aves de rapina
8 de outubro de 2022
Oceano Atlântico avança sobre as águas do Rio São Francisco
8 de outubro de 2022
Exibir tudo

O corpo mole dos aliados pode derrotar Mitidieri

Por Adiberto de Souza *

O candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) agiu certo ao reunir seus apoiadores em Aracaju para pedir empenho de todos agora no 2º turno das eleições. Rodeado de políticos experientes, entre os quais o pai Luiz Mitidieri (PSD), o fidalgo sabe que se não souber tanger o gado a vaca vai pro brejo. Depois de eleitos ou derrotados no 1º turno os candidatos proporcionais costumam botar o cavalo na sombra. Alguns deles estão pouco preocupados com o futuro do candidato a governador. Foi mais ou menos isso que aconteceu com Jackson Barreto (MDB) em 1994. Após uma campanha disputadíssima com Albano Franco (PSDB), JB foi ao 2º turno com uma frente mínima de 24 mil votos. A coligação dele tinha elegido os dois senadores, deputados estaduais e federais, mas para completar a vitória faltava repetir a vantagem alcançada no 1º turno pelo candidato majoritário. Jackson não contava, porém, com o corpo mole dos aliados. Para sua surpresa, quando as urnas foram abertas, Albano venceu com os mesmos 24 mil votos que havia perdido na primeira etapa do pleito. Portanto, se Mitidieri não abrir os olhos, a história pode se repetir. Misericórdia!

Políticos desaparecidos

Calma, eles estão por aí vivinhos da Silva Xavier, apenas sumiram das vistas dos sergipanos. Estamos falando dos famosos políticos “Copa do Mundo”, que aparecem de quatro em quatro anos com os olhos grandes nos votos dos eleitores. Passado o 1º turno das eleições, eles sumiram da praça, desapareceram das redes sociais, não atendem as ligações telefônicas e, quando localizados em algum lugar, fogem de fininho ou fingem desconhecer o cidadão que lhe confiou o voto. Estes desaparecidos vão permanecer no anonimato até as próximas eleições, quando reaparecerão sorridentes para lhe pedir o voto, prometendo mundos e fundos. Home vôte!

Desceu do muro

O senador Alessandro Vieira (PSDB) desceu do muro e anunciou apoio ao candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). Derrotado na disputa pelo governo estadual, o tucano confessou ter optado pelo pessedista por não querer “a volta do grupo de Jackson Barreto, agora sob comando de Rogério. Não quero os escândalos na Saúde e do Orçamento Secreto”. Vieira aproveitou para lembrar “os prejuízos que os sergipanos e sergipanas sofreram com a manobra que anulou mais de 450 mil votos de oposição”. Ele se refere a impugnação de Valmir de Francisquinho (PL), inelegível porque foi condenado por abuso do poder econômico nas eleições de 2018. Aff Maria!

Chá das cinco

E aí, você que é metido a intelectual, quantos livros dos imortais da Academia Sergipana de Letras enfeitam a sua estante? Dizem as más línguas que de alguns integrantes daquele sodalício é impossível encontrar qualquer obra nas melhores livrarias ou bibliotecas públicas de Aracaju. Será por que as edições estão esgotadas ou alguns acadêmicos nunca escreveram sequer um gibi? Creindeuspai!

O Pato e o capitão

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), se encontrou em Brasília com o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL). Acompanhado do candidato derrotado ao Senado, Eduardo Amorim (PL), o político liberal anunciou que votará no capitão de pijama agora no 2º turno. Valmir tentou disputar o governo de Sergipe, mas teve a chapa impugnada por ter sido condenado sob a acusação de abuso do poder econômico e político. Mesmo assim, foi votado por 457.922 eleitores, mesmo estes sabendo que seus votos seriam anulados. Francisquinho ainda não disse em qual candidato a governador votará nesta fase final das eleições. Aguardemos, portanto!

Agora vai!

A advogada Niully Campos (Psol), candidata derrotada ao governo de Sergipe, anunciou seu apoio ao postulante a governador Rogério Carvalho (PT). No 1º turno, a distinta já votou no presidenciável Lula da Silva (PT). Ao tornar seu voto público, a psiolista disse que “está ao lado de Rogério pra seguir na luta pela dignidade do nosso povo. Contra governos que destroem, vamos juntos e juntas trabalhar pra botar Sergipe pra andar pra frente”, discursou. Niully Campos foi a única candidata mulher ao governo do estado e recebeu minguados 37 mil votos. Misericórdia!

E Lula?

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), postou no twitter foto da reunião que fez com os pedetistas da capital “para reafirmar o nosso compromisso e participação ativa na campanha de Fábio Mitidieri (PSD)”. Chamou a atenção o fato de o gestor não ter citado se o apoio ao presidenciável Lula da Silva (PT) também foi tratado na reunião. Na última terça-feira, Nogueira anunciou o apoio de seu partido ao “Barba” depois que seu candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) ficou pelo caminho no 1º turno das eleições. Marminino!

Ausência justificada

O eleitor que não votou no 1º turno das eleições e não justificou a ausência, ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral. Além do formulário, o eleitor deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito. Para regularizar sua situação eleitoral, o cidadão terá de pagar uma multa R$ 3,61 por votação não comparecida. Aff Maria!

Direita, volver!

A direita sergipana promete fazer muito barulho no lançamento da campanha de 2º turno para a Presidência. A festa política está agendada para às 15 horas deste domingo, no estacionamento do Centro de Convenções, em Aracaju. O objetivo dos simpatizantes do capitão de pijama é diminuir a expressiva votação que Lula da Silva (PT) teve em Sergipe no 1º turno das eleições. O senador eleito Laércio Oliveira (PP) é um dos coordenadores da campanha de Jair Bolsonaro (PL) no estado. Ah, bom!

O alerta da abstenção

O índice de eleitores que deixaram de votar no 1º turno das eleições em Sergipe reflete o desinteresse de parte da população pelas propostas dos candidatos, além de mostrar que o voto no Brasil não é tão obrigatório assim. Quem não comparece à urna, paga uma multa de R$ 3,61 e pronto, fica quite com a Justiça Eleitoral. Tomara que a abstenção da eleição em Sergipe leve os partidos a repensarem a forma de fazer política, priorizando a seriedade tão reclamada pelo cidadão de bem. Oremos!

Tirando onda

De um pinguço comunista numa bodega de Aracaju, gozando da cara de outros bebinhos bolsonaristas: “Eita que eles tão Aperreado”. Cruzes!

Recorte de jornal

 

Publicado no aracajuano Sergipe Jornal, em 30 de abril de 1927.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *