Resumo dos jornais desta terça
21 de junho de 2016
Assaltantes atacam restaurante e supermercado
21 de junho de 2016
Exibir tudo

O alvo é João

O principal alvo do governador Jackson Barreto (PMDB) na campanha eleitoral que se avizinha é o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Mais do que ninguém, JB sabe que se for reeleito este ano, o demista terá dado um passo importante rumo ao governo em 2018. Por isso mesmo, o governador titubeia para se definir entre os prefeituráveis Zezinho Sobral (PMDB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB). A ele, não interessa nem mesmo o sucesso eleitoral do também pré-candidato Valadares Filho (PSB), pois teme que a vitória do jovem deputado federal estimule uma futura dobradinha entre o grupo Valadares e João Alves Filho pela disputa do governo e de uma das duas vagas para o Senado. O melhor dos mundos para Jackson seria uma composição entre o seu PMDB, o PCdoB e o desgastado PT. Como isso é praticamente impossível, ele pode ficar em cima do muro agora no 1º turno, deixando para se definir em favor daquele que avançar para o 2º turno, desde que este não seja João Alves.

Mala “véia”

E a campanha eleitoral em Lagarto promete ser pra lá de quente. Prova disso são os primeiros discursos dos pré-candidatos e de seus apoiadores. Durante uma festa promovida pelo prefeiturável Valmir Monteiro (PSC), o deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) bateu firme no pré-candidato a prefeito Jerônimo Reis (DEM): “Nosso adversário representa o atraso. Ele se parece mais com uma mala velha, cheia de poeira e cheirando a mofo”, discursou. Misericórdia!

Guerra à corrupção

Veja o que publica hoje o colunista Cláudio Humberto: “O governo definiu como prioridade o projeto que cria novas regras para escolha e atuação de diretores-executivos e conselheiros de fundos de pensão. ‘A proposta inibe a corrupção’, diz André Moura (PSC-SE)”. Este André aí é aquele mesmo acusado pelo ex-prefeito Juarez Batista de meter a mão grande nos recursos de Pirambu. O moço também é réu em três ações penais no Supremo Tribunal Federal e já foi citado na Operação Lava Jato. Êta Brasilzão sem jeito!

Últimos dias

As inscrições para concorrer ao Prêmio Estácio de Jornalismo serão encerradas na próxima quinta-feira (23). Podem participar reportagens veiculadas no país entre 11 de junho de 2015 e 10 junho deste ano, e que tenham o Ensino Superior como tema central. Cada concorrente poderá inscrever até cinco reportagens. Participe!

Pernas pro ar

Cansados de tanto trabalharem pelos pobres, nossos deputados estaduais entram de férias no próximo mês. Como ninguém é de ferro, ficarão de pernas pro ar por 30 dias. Depois, retornam ao “batente” até dezembro, quando terão direito a outros 60 dias de merecido descanso. Para quem pensa que os deputados têm vida mansa, vale ressaltar que eles registram presenças na Assembleia quatro dias por semana. A única vantagem é que podem faltar ao “trabalho” sem risco de ter o ponto cortado. Coitadinhos!

Tempo frio

O inverno começou oficialmente ontem. A diminuição da temperatura deve vir acompanhada de cuidados com a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas propensas a doenças respiratórias. Segundo o médico alergista, José Carlos Perini, as mudanças bruscas de temperatura que ocorrem ao longo do dia causam um estresse no corpo fragilizando a resistência orgânica. Portanto, proteja-se!

Gente demais

Dos 775 servidores pagos pela Câmara Municipal de Aracaju, 621 são cargos comissionados indicados pelos vereadores. Alguém sabe o número de servidores contratados pela Assembleia Legislativa e quantos deles são CC’s? Ganha uma mariola quem acertar!

Luto

Será sepultado às 11h desta terça-feira, o corpo do professor do Colégio Atheneu Sergipense, Roberto Mendonça Maia. Ele morreu domingo passado, após lutar oito meses contra um câncer de pulmão. Escritor e historiador, o professor Roberto era admirado por sua simplicidade e inteligência. O corpo dele está sendo velado no OSAF, de onde será levado para o Cemitério Santa Izabel, em Aracaju.

Braços cruzados

A falta de diálogo do prefeito João Alves Filho (DEM) forçou a nova greve dos médicos do município. Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial de 12,5%, benefício já concedido aos demais servidores da Prefeitura de Aracaju. A paralisação deixa a comunidade carente da capital sem assistência médica por culpa exclusiva da administração municipal. Lastimável!

A Sibéria é aqui

“Diabo, vou voltar pra Sibéria”. A queixa foi feita por um recluso do Presídio de São Cristóvão, ao ser informado sobre a suspensão do júri que poderia lhe devolver a liberdade. Agentes penitenciários que o conduziam confirmaram que, nesta época do ano, o frio naquele presídio é de congelar os ossos, ao contrário do verão, quando o calor é tanto que permite assar pão nas placas de cimento das celas. Que horror!

Noite de autógrafos

E quem está lançando mais um livro é o poeta e jornalista Jozailto Lima. Dividido em quatro partes e com 83 poemas, o “Ainda os Lobos” traz uma afetuosa e áspera poética. Ao analisar a obra de Jozailto, o jornalista Breno Lima diz que o autor não busca a simpatia simplista do leitor. Mas certamente a conquista, ao dispor de percepções tão nobres e verdadeiras sobre a “vida” e a “existência” de gentes e coisas. A noite de autógrafos começa às 18h desta terça-feira, no Museu da Gente Sergipana. Prestigie!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *