Deputados arredios
4 de agosto de 2015
Graças ao MST, Simão Dias é o maior produtor de abóbora
4 de agosto de 2015
Exibir tudo

Nutrial abate 1,5 mil animais por semana

Localizada em Propriá, a empresa frigorífica Nutrial está abatendo por dia uma média de 250 bovinos, 30 suínos e 20 ovinos, o que significa cerca de 1,5 mil animais por semana. Resfriada, congelada, temperada, salgada e defumada, toda a carne produzida é comercializada em Sergipe e nos estados nordestinos. Satisfeito com a boa aceitação dos produtos pelo consumidor, o diretor presidente do Nutrial, José Augusto Dantas, decidiu expandir o negócio.

Um dos diferenciais da Nutrial é que ela é a única empresa frigorífica de Sergipe a contar com o Serviço de Inspeção Federal (S.I.F. 3246/SE). Isto capacita o empreendimento a comercializar seus produtos em todo território nacional e, se desejar, até mesmo exportar parte da produção. “Um frigorífico desse porte contribui para que Sergipe alavanque seu poder industrial diante dos demais estados, além de ajudar a divulgar o comércio sergipano”, argumenta o empresário José Augusto Dantas.

E qual a origem dos animais abatidos pela Nutrial? De acordo com seu diretor presidente, os bovinos, suínos e ovinos são adquiridos em Sergipe, na Bahia e em Minas Gerais. Graças ao empreendimento comandado por José Augusto, 50% de toda a carne bovina consumida pelos sergipanos são oriundas do próprio Estado. Já a carne suína é majoritariamente adquirida em outros estados, pois Sergipe só produz 20% do volume consumido. A carne de carneiro comercializada no estado é totalmente local.

A Nutrial gera cerca de 350 empregos diretos e outros 2 mil indiretos. Estes colaboradores são responsáveis pela produção de todos os cortes especiais de bovino, suíno e ovino, a exemplo dos nobres maturados de bovino, toda linha de salgados e defumados suínos, a linha completa de espetinhos, linguiças frescais e congeladas, kit feijoada, carne de sol, calabresas, além de uma linha de produtos temperados.

Líder em Sergipe

Questionado sobre a receptividade dos consumidores aos produtos do Nutrial, José Augusto é taxativo: “Somos líder de mercado em Sergipe”. Ele explica que a empresa investe permanentemente para manter essa liderança. “A cada dia, o consumidor exige produtos mais práticos. Foi pensando nisso, que importamos modernas maquinas para embalar as carnes nas quantidades exigidas pelo mercado consumidor, evitando a manipulação dos produtos nos supermercados”, explica o empresário.

Fundada em 1983 pelo empresário sergipano Murilo Dantas – já falecido -, a Nutrial se estabeleceu no ramo de frigorífico, abatendo ovinos, bovinos, caprinos e suínos, além do processamento de produtos industrializados, salgados, defumados e temperados. Hoje a empresa coloca no mercado nordestino uma variedade de mais de 150 produtos.

O empresário José Augusto explica que a Nutrial sempre teve como principal objetivo criar uma excelente parceria junto aos seus clientes, com o melhor atendimento, os projetos mais adequados e econômicos e a busca constante da excelência em seus produtos. “Adotamos padrões de qualidade capazes de atender aos mais rigorosos métodos de avaliação, os quais têm início na receptação dos animais, obedecendo aos padrões do Abate Humanitário, dando continuidade nos processos seguintes, de abate, desossa e industrialização”, afirma o diretor presidente da Nutrial.

Em 2008 a Nutrial adquiriu a Nutralle, que abrange todo o seguimento de suínos e de produtos temperados, defumados, salgados e in natura. Hoje, o empreendimento produz  cortes nobres e selecionados de peças de bovinos maturados – Maturalle. A técnica de maturação dos cortes bovinos tem grande importância, pois melhora consideravelmente as características sensoriais e organolépticas da carne. Esse processo agrega à carne, maciez e sabor, graças à ações enzimáticas. Além de todas as qualidades citadas, os cortes maturados – Maturalle, são embalados a vácuo, o que elimina sobremaneira, a possibilidade de contaminação, devido à falta de oxigênio.

Por Adiberto de Souza

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *