Preso homem que ameaçou matar o governador de Sergipe
26 de abril de 2020
Comerciante dos mercados são orientados a usarem máscara
26 de abril de 2020
Exibir tudo

Novos médicos são um bom reforço contra o coronavírus

Os novos médicos vão atuar, por exemplo, na triagem de quem precisa fazer o teste para a Covid-19.

Vinícius Santos de Oliveira, de 24 anos, não previa que seria médico antes de concluir o semestre regular. Não só ele, mas os demais alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia que cumprem os requisitos da portaria 383 do Ministério da Educação e têm a opção de solicitar a antecipação da colação de grau de seus respectivos cursos. Só na Universidade Tiradentes, dos mais de 200 alunos da saúde que estariam aptos, 57 requisitaram e 47 devem fazer o mesmo.

O novo médico Vinícius compareceu à Unit na hora agendada e, em menos de 20 minutos, saiu com o diploma em mãos. “Como eu era do 12º período e cumpria todos os requisitos solicitados pelo MEC e pela Unit, vim solicitar a antecipação da formatura justamente vendo esse contexto de toda situação de pandemia pela Covid-19 e estamos prontos para atuar nas lacunas que existem no sistema de saúde para contribuir, exercer nosso papel social e oferecer o melhor para a população nesse momento tão difícil”, relata.

Atuará na triagem

O recém-formado em Medicina vai poder atuar, por exemplo, na triagem de quem precisa fazer o teste para a Covid-19. “Isso significa que os profissionais mais experientes que até então estavam inseridos nessa etapa do atendimento médico poderão se dedicar a casos mais delicados e avançados nos hospitais. Entendemos que esse é o grande objetivo da colação de grau antecipada recomendada pelo MEC”, explica o diretor da área da Saúde do Grupo Tiradentes, professor Dr. Hesmoney Santa Rosa.

Como o processo de colação de grau antecipada deve ser feito pessoalmente, diante das recomendações de isolamento social, as solicitações na Unit são atendidas em blocos praticamente individuais, e cada consulta dura no máximo 20 minutos. As instituições de ensino superior só podem conceder a colação de grau antecipada para quem solicitar, atendendo aos critérios estabelecidos. “Os alunos têm que ter concluído o TCC, cursado todas as disciplinas, cumprido até 75% do estágio curricular e estar regular no ENADE”, pontua a pró-reitora de graduação da Unit, professora Arleide Barreto.

Fonte e foto: Ascom/UNIT

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *