Consumidor endividado
8 de novembro de 2017
Diminui interesse por cursos de licenciatura
8 de novembro de 2017
Exibir tudo

Nova Farmácia Viva estimula consumo de chás medicinais

Farmácia Viva disponibilizar ervas medicinais de acordo com a necessidade do paciente

Quem visita a Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, localizada no bairro Farolândia, em Aracaju, se depara com uma recepção diferente. Os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, disponibilizam chás de variadas ervas medicinais.

No local, são encontradas diversas plantas, como capim-santo, boldo, sambacaitá e hortelã graúda, que integram a Farmácia Viva, implantada na Unidade.  Essa iniciativa tem o objetivo de difundir as práticas integrativas e complementares do Sistema Único da Saúde (SUS). “Nós começamos a plantar as ervas para incentivar os pacientes no dia a dia deles. Estamos alertando a população sobre como utilizar essas plantas e como elas podem auxiliar no tratamento de doenças”, explicou a enfermeira da USF Augusto Franco, Raquel Tavares.

Segundo a estudante do 10° período de Enfermagem da Unit, Jéssica de Oliveira, a ideia é fornecer informações e também disponibilizar ervas medicinais de acordo com a necessidade do paciente.  “Aqui, a gente explica ao paciente sobre os princípios ativos das ervas e como prepará-las. Falamos também da questão da dosagem. O que queremos é trazer a comunidade para conhecer as espécies e os benefícios que elas proporcionam”, afirmou a estudante.

A aposentada Iza Maria Ribeiro ficou feliz com a iniciativa. Ela aproveitou para tomar um chá de boldo na Unidade de Saúde, em uma espécie de homenagem ao marido que faleceu há quase um ano, vítima de um câncer. “Ele fazia o chá e colocava a caneca em cima do muro para esfriar. A panelinha onde fazia, chegava a ficar preta embaixo de tanto que ele usava. Meu velhinho se foi, mas o costume lá em casa continuou. Ainda ontem, estava me sentindo mal e fiz o chazinho de boldo para tomar”, relembrou emocionada.

De acordo com a gerente da Unidade de Saúde da Família Augusto Franco, Alessandra Melo de Jesus, este é apenas o primeiro passo. Outras ações serão adotadas para aproximar a comunidade do posto de saúde. “Os pacientes ficam surpresos com os chás servidos aqui e aprovam a nossa Farmácia Viva. Nós fazemos questão de mostrar as ervas que já foram plantadas e logo estarão disponíveis para a comunidade”, colocou.

Texto e foto: Secom/PMA

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *