FGTS vai poder quitar até seis prestações da casa própria
14 de dezembro de 2022
Greve de ônibus em Aracaju
14 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Na briga com aliado, Belivaldo fica falando sozinho

Por Adiberto de Souza *

Faltando apenas duas semanas para virar ex-governador, Belivaldo Chagas (PSD) arranjou briga com o deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP). O pessedista acusa o agora ex-aliado de ter se juntado ao PT para derrota-lo na disputa pelo comando do Sebrae em Sergipe. E de qual lado dessa pendenga ficará o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD), que contou com a participação ativa de Laércio em sua campanha, principalmente no 2º turno das eleições? Ora, é claro que o sucessor de Belivaldo não irá se envolver nessa escaramuça de fim de feira. Tanto isso é verdade que o pessedista fez questão de posar para foto, ontem, sentado ao lado do senador eleito. Escrita por Laércio, a legenda da imagem diz que ambos estão se despedindo do plenário da Câmara Federal “e planejando o futuro de Sergipe”. Ora, está mais do que claro que o rompimento político foi um ato solitário de Chagas, pois Mitidieri e os demais governistas não iriam embarcar nessa canoa e perder o apoio de uma importante liderança política que, como senador, tem muito para ajudar o futuro governador a administrar Sergipe a partir de 2023. Ademais, como diz o ditado popular: Rei morto, rei posto. Misericórdia!

Os 54 anos do AI-5

o Ato Institucional número 5 (AI-5) completou 54 anos ontem. Assinado no dia 13 de dezembro pelo então presidente da República Artur da Costa e Silva, o decreto é considerado o mais radical da ditadura militar (1964/1985) porque foi por meio dele que o Estado brasileiro fechou o Congresso Nacional e as assembleias legislativas dos estados, além de, entre outras medidas antidemocráticas, institucionalizar a censura. O AI-5 também instaurou a tortura contra opositores do governo. Vade retro, Satanás!

Bem na fita

O economista sergipano Antônio Carlos Borges, diretor do grupo empresarial Maratá, foi designado para compor o Conselho Deliberativo da Sudene como membro titular. O ato do Ministério do Desenvolvimento Regional foi publicado ontem, no Diário Oficial da União. A indicação de Carlos Borges foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias de Sergipe, Eduardo Prado. Instância colegiada, o Conselho Deliberativo é presidido pelo ministro do Desenvolvimento Regional e entre os seus integrantes estão todos os governadores do Nordeste. Supimpa!

PMs no lugar errado

Cerca de 500 homens e mulheres de nossa briosa Polícia Militar de Sergipe dão proteção às chamadas autoridades. Esta informação chegou à coluna após a nota aqui publicada sobre a cessão de PMs para os mais diversos órgãos públicos. Ou seja, enquanto tantos policiais estão em desvio de função, a sociedade sofre com o crescimento da violência. Pior é que, entra governo e sai governo sem que nada seja feito para acabar com essa afronta ao contribuinte, obrigado a pagar caro para proteger a quem pode e deveria contratar segurança privada. Home vôte!

Visita à Câmara

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), foi à Câmara Municipal discutir com os vereadores sobre os 14 projetos de lei que enviou para apreciação do Legislativo. Entre as proposituras, estão a redução das alíquotas do IPTU para imóveis de até R$ 400 mil e terrenos; a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; a concessão de incentivos fiscais a empresas de base tecnológica e inovação e o desmembramento da secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. “Fiz questão de entregar pessoalmente esses projetos ao presidente da Câmara”, discursou Nogueira. Então, tá!

Escurinho do Congresso

O senador Alessandro Vieira (PSDB) revela que, para tentar garantir a permanência do orçamento secreto, alguns partidos articularam a apresentação de um projeto de resolução que regulamenta esse escandaloso mecanismo. Segundo o tucano, a propositura em questão nada mais é do que apropriação do orçamento público por critérios políticos. Alessandro defende o fim do atual formato de repasses dos recursos do Orçamento. “Não sendo possível, vou trabalhar pela distribuição igualitária a todos os parlamentares, de forma que o recurso chegue em todas as localidades do país”, discursa Vieira. Aff Maria!

Filha ilustre

A vereadora aracajuana Professora Ângela Melo (PT) receberá hoje da Câmara Municipal o Título de Cidadã de Aracaju. Nascida em Nossa Senhora de Lourdes e registrada como natural de Canhoba, a educadora e parlamentar reside na capital sergipana desde quando tinha nove anos de idade. A honraria foi proposta pela vereadora e deputada estadual eleita Linda Brasil (Psol). Segundo ela, o Título visa reconhecer história de Ângela Melo, uma mulher ativa na luta por uma educação pública de qualidade e em defesa da classe trabalhadora e da população carente. Legal!

Novo posto

A Câmara Federal elegeu, ontem, a nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária para o biênio 2023-2024. No mesmo ato, o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) foi eleito coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística. Segundo o parlamentar sergipano, este é um setor muito importante da economia brasileira, que representa milhões de pessoas, desde a agricultura familiar até o agronegócio. A Frente Parlamentar da Agricultura reúne mais de 300 deputados e senadores. Vixe!

Limpando a área

O Diário Oficial de Sergipe publica hoje, um decreto exonerando Kátia Regina Santos de Morais, chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. A determinação do governador Belivaldo Chagas (PSD) aconteceu 24 horas após ele ter dado cartão vermelho ao secretário da Sedetec, José Augusto Pereira de Carvalho. As exonerações ocorreram depois que, segundo o próprio governador, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) ficou contra a eleição de Priscilla Felizola para a Superintendência do Sebrae em Sergipe. A distinta vem a ser filha de Belivaldo. Ah, bom!

Senadora se despede

A senadora Maria do Carmo Alves (PP) fez, ontem, seu discurso de despedida. A parlamentar representa Sergipe no Congresso desde 1999. Ao despedir-se dos colegas, Maria do Carmo manifestou seu orgulho de contribuir para a causa das mulheres: “Acredito que pensar em políticas públicas de gênero é pensar também em desenvolvimento econômico”, discursou. A senadora também destacou seu esforço para a ampliação de oportunidades na educação. Por fim, dona Maria agradeceu a confiança nela depositada pelo eleitorado sergipano. Marminino!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 29 de dezembro de 1907.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *