Shopping de Aracaju abriga exposição sobre robótica
25 de abril de 2023
Sergipe tem uma rua chamada Ladeira da Alegria
25 de abril de 2023
Exibir tudo

Na 1ª semana, maternidade já realizou mais de 50 partos

A Maternidade Lourdes Nogueira, em sete dias, já realizou 67 procedimentos

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira já realizou mais de 50 partos em sua primeira semana de portas abertas. Além disso, outros procedimentos clínicos e cirúrgicos foram realizados com as grávidas atendidas durante os sete primeiros dias. Com esta unidade materno-infantil da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju amplia os serviços de saúde, garantindo atendimento humanizado às gestantes e seus bebês.

O primeiro nascimento foi o da pequena Rhebeca, logo no primeiro dia de funcionamento da maternidade. Ela veio ao mundo às 16h01 do dia 17, pesando 3,356kg, e medindo 48,5cm. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Waneska Barbosa, a unidade é de grande importância para as grávidas de Aracaju e municípios vizinhos, oferecendo a elas um atendimento mais humano e de qualidade.

“A Maternidade Lourdes Nogueira, em sua primeira semana, já realizou 67 procedimentos, atendendo mulheres de Aracaju, Itaporanga, Socorro, São Cristóvão e Japaratuba. Isso mostra a importância do equipamento para a saúde materno-infantil, não só da capital, mas do estado. Nossas equipes realizaram 35 partos normais e 17 cesarianas, crianças que nasceram com acolhimento, dentro da nossa proposta de parto humanizado e integrado com a rede”, declarou.

Além dos partos, a Maternidade Lourdes Nogueira realizou procedimentos como curetagem, tratamento de transtornos respiratórios e cardiovasculares específicos, diagnóstico e atendimento de urgência em clínica pediátrica, entre outros. Os bebês nascidos na unidade materno-infantil já recebem alta cumprindo uma série de protocolos, dentre os quais, a cobertura vacinal e os testes de triagem neonatal, que visam detectar doenças precocemente, antes do aparecimento dos seus sintomas, prevenindo complicações e sequelas.

Regime de plantão

A Maternidade atende em regime de plantão 24 horas, durante todos os dias da semana, e é devidamente equipada para urgências e emergências relacionadas às puérperas e aos recém-nascidos. A unidade tem capacidade para realizar até 500 partos por mês, e oferece, também, uma série de serviços para as mulheres gestantes, como atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal; atendimento de urgência com observação de até 24 horas; consultas com profissionais da atenção especializada; diagnóstico por teste rápido; exames de patologia clínica; exames radiológicos; ultrassonografia obstétrica; ultrassonografia com doppler; eletrocardiograma e tococardiografia ante-parto.

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Tribunal de Justiça de Sergipe, a maternidade possui, também, um cartório para o registro civil de bebês. O serviço é gratuito e já está em funcionamento, o que garante ao recém-nascido já sair da maternidade com certidão de nascimento, CPF e cartão SUS. O serviço de registro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h. Para ter acesso, basta apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e a Declaração de Nascido Vivo.

Fonte e forto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *