Praias de Sergipe estão liberadas para o banho
29 de março de 2024
Após 60 anos do golpe militar, o Brasil vive com legados da ditadura
29 de março de 2024
Exibir tudo

Mulheres são maioria no setor de bares e restaurantes

As mulheres também estão presentes na gestão dos negócios de alimentação fora do lar

O cenário do setor de bares e restaurantes aponta dados positivos quando colocada a discussão sobre a presença das mulheres. As estatísticas do IBGE, analisadas pela Abrasel, revelam que as mulheres compõem 54% da mão de obra formal no ramo de alimentação fora do lar. No âmbito informal, esse índice atinge 56%.

A presença das mulheres também é observada na gestão dos negócios de alimentação fora do lar. Segundo levantamento da Abrasel, o percentual de mulheres sócias no setor de alimentação chega a 38,22%. O índice é maior do que em outros setores, como agropecuária (36,61%), comércio (35,15%), construção civil (24,10%) e indústria (30,63%).

A história da família de Ana Amor Sena é um exemplo da força feminina no empreendedorismo de bares e restaurantes. Uma demissão repentina transformou a vida de Ana e suas filhas, quando a matriarca foi afastada sem justificativas pela empresa em que trabalhava. Para manter as contas pagas e o sustento da casa, Ana passou a vender salgados para amigos e vizinhos; o capricho e sabor dos quitutes conquistaram o público.

Ao todo, foram oito anos na modalidade informal. Com o apoio das filhas Ana Cleide, Ana Cláudia, Ana Kátia e Ana Cristina, a matriarca da família conseguiu manter o negócio funcionando e, o que começou como uma alternativa para o desemprego, se transformou na principal fonte de renda de Ana Sena. Com o sucesso e esforço das mulheres da família, o empreendimento ganhou nome e foi regularizado. Atualmente, a Cris Lanches, em Macapá, já conta com 42 anos de funcionamento.

Fonte: Abrasel (Foto: Freepik)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *