Cai índice de Confiança do Empresário Industrial
26 de julho de 2017
Bompreço comemora mês de aniversário com produtos grátis
26 de julho de 2017
Exibir tudo

Mulheres premiadas

As três empresárias vencedoras vão representar Sergipe na etapa nacional do Prêmio

Uma pequena produtora rural do município de Boquim, uma proprietária de uma empresa de eventos e uma psicóloga foram as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2017. Martinha Costa, Elenaide Ferreira e Valvia Cristiane foram reconhecidas pela sua trajetória de empreendedorismo e conquistaram as categorias produtora rural, microempreendedor individual e pequenos negócios, respectivamente. A cerimônia de homenagem às empresárias foi realizada nesta quarta-feira, no auditório do Sebrae.

Este ano 67 mulheres participaram da disputa, que busca identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade e cuja história de vida hoje é exemplo para outras que possuem o mesmo sonho. As três vencedoras irão representar o estado na etapa nacional do Prêmio, que será realizada no mês de outubro em Brasília.

Martinha Costa é uma pequena produtora rural do Povoado Olhos D´Água em Boquim. Ela começou a trabalhar aos sete anos na colheita de laranja e desde então exerceu diversas atividades no campo. Com a ajuda do marido passou a plantar mandioca e produzir beijus e outros derivados, que eram vendidos na feira livre do município. Toda essa dedicação proporcionou a empreendedora comprar a própria residência, uma casa de farinha e um veículo para auxiliar no transporte dos produtos.

Elenaide Ferreira é uma bancária que desde 2015 passou a investir no mercado de eventos. Após aprimorar os conhecimentos em diversas capacitações, ela decidiu se formalizar como Microempreendedora Individual e criar em Aracaju a By Ellen, uma empresa voltada a realização de festas, confraternizações, almoços e lançamento de produtos.

Já a psicóloga Válvia Cristina, após uma experiência trabalhando como funcionária de uma empresa, encontrou no empreendedorismo o caminho para mudar de vida. Ela abriu na capital a Equilibrius Psicologia, oferecendo atendimentos individuais em grupo, assistência clínica e organizacional, promoção de cursos e eventos e orientação vocacional. A empresa, que já atendeu mais de 20 mil pacientes, conta hoje com 13 colaboradores fixos e 16 autônomos.

“A conquista desse prêmio tem um significado muito especial. Ao longo da minha vida precisei superar muitos obstáculos, principalmente por ter convivido com pessoas que não acreditavam muito no meu projeto. Hoje vejo que a paixão, o compromisso, o esforço e a dedicação de toda a nossa equipe viabilizaram a realização de um sonho”, explica Válvia.

Premiação

O prêmio é uma parceria entre Sebrae, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

As premiadas, além de um troféu, recebem como presente o direito de participar de qualquer capacitação oferecida pelo Sebrae ou receber 16 horas de consultoria nas empresas. Elas também estão aptas a participar da etapa nacional da premiação. Caso sejam vencedoras, recebem como prêmio uma viagem internacional.

Para participar da disputa todas as candidatas precisaram escrever um relato sobre a sua trajetória como empreendedora. Uma comissão formada por representantes do Sebrae e de instituições parceiras analisou as histórias para verificar a adoção de boas práticas de gestão do negócio e selecionou 15 finalistas, que receberam a visita de uma equipe para analisar a veracidade das histórias. Aquelas que alcançaram a maior pontuação foram premiadas.

De acordo com o diretor Técnico do Sebrae, Marcelo Barreto, o Prêmio ajuda a reconhecer o protagonismo das mulheres na sociedade e mostra que cada vez mais elas conquistam espaço no ambiente empresarial.

“Nossas pesquisas revelam que mais de 51% dos empreendimentos com menos de três anos são comandados por mulheres e que as empresas comandadas por elas conseguem sobreviver mais que aquelas administradas pelos homens. Isso mostra a capacidade, o preparo e a dedicação dessas pessoas”.

Fonte e foto: Sebrae/SE

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *