Gás mais caro para indústrias
6 de dezembro de 2015
Urna eletrônica em teste
7 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Morte na garupa

De janeiro a outubro passado, o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) atendeu 6.868 vítimas das milhares de motos e motonetas que infestam o estado. Para se ter uma idéia do que isso significa, no mesmo período deram entrada naquela unidade de saúde 1.087 baleados por arma de fogo. Pior é que o número de motoqueiros feridos tem aumentado na mesma velocidade com que cresce a venda de motocicletas. Pelo seu preço, facilidades de pagamento e por consumir menos combustível do que os carros, a “motoca” virou uma praga tendo, inclusive, substituído o cavalo e o jumento na zona rural. O grave é que esse veículo de duas rodas é conduzido por jovens sem qualquer experiência no trânsito e afoitos pela pouca idade que têm. Por isso mesmo, eles ignoram o perigo de dirigir após beber exageradamente. Não sabem, coitados, que ao agirem assim estão transportando a morte na garupa. Uma lástima!

No batente

A Assembleia Legislativa decidiu não imprensar esta segunda-feira para emendar a folga com o feriado de amanhã, em homenagem a Nossa Senhora Conceição. É que o recesso se aproxima e os deputados têm que votar o Orçamento do Estado para 2016 e o Plano Plurianual. A pedido dos comerciantes da capital, o governo também não decretou ponto facultativo nas repartições estaduais. Mesmo assim, o expediente hoje será meia boca.

Prepare o bolso

E a Petrobrás anunciou mais um reajuste que vai impactar diretamente na indústria e no comércio. Trata-se do aumento do preço nos botijões de gás industrial (embalagens de 45 quilos ou mais). A majoração no preço cobrado pelas refinarias está entre 2,5% e 5%, a depender do ponto de entrega do produto. Este é o segundo reajuste do gás industrial nos últimos quatro meses.

Pediu pra sair

O professor Afonso do Nascimento deixou a Comissão Estadual da Verdade. Em carta enviada ao coordenador estadual de Direitos Humanos, Antônio Bitencourt, ele informa ter ficado muito honrado com o convite do governador Jackson Barreto (PMDB). Mas, apesar disso, “minhas condições de saúde não me permitem assumir um compromisso que requer tanta responsabilidade e tempo livre”. A Comissão é presidida pelo professor Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Dúvida cruel

Do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT): “Após ultrapassarmos essa fase cruenta, esse terremoto político, onde não faltam a barganha e a chantagem, quem garante que no futuro não estaremos novamente mergulhados em nova crise?”. É, quem garante?

Campanha

O Detran/SE realiza nesta segunda-feira a campanha educativa ‘Ciclomotor Circulando Legal’. O evento acontece na entrada da cidade de Itabaiana e objetiva alertar sobre a importância do registro de ciclomotores, também conhecidos como ‘cinquentinhas’. Este trabalho educativo será levado a outros municípios do interior, como Lagarto, Glória, Tobias Barreto, Propriá e Estância, que detêm boa parte da frota de ciclomotores em Sergipe.

Urna em teste

Os interessados em participar do Teste Público de Segurança 2016 da urna eletrônica têm até quarta-feira (9) para fazer a pré-inscrição. O teste, que será realizado de 8 a 10 de março de 2016, em Brasília, objetiva fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar aperfeiçoamento do processo eleitoral. A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no Portal do TSE. Participe!

E agora?

O Tribunal de Contas do Estado permanece em silêncio sobre a decisão da Justiça obrigando-o a exonerar boa parte dos cargos em comissão, além de convocar os aprovados no concurso realizado em 2011. Questionado sobre o assunto, o conselheiro Clovis Barbosa esquivou-se: “Quem deve falar sobre isso é o Carlos Pinna, que é presidente do TCE até o dia 31 deste mês”, disse ao blog Primeira Mão.

Banco dos réus

E por falar em TCE, as conselheiras Angélica Guimarães e Susana Azevedo serão julgadas, na próxima quita-feira, no processo que apura o mau uso das verbas de subvenção da Assembleia. Na pauta do TRE para o mesmo dia, também consta o julgamento, por motivo idêntico, dos ex-deputados estaduais Antônio Passos (DEM) e José Franco (Sem partido). A situação mais delicada é a de Angélica que, enquanto presidente do Legislativo, ordenou a liberação das milionárias verbas em 2014.

E os gatos?

Quando presidiu a Deso, em 2011, Bosco Mendonça abriu uma guerra contra os chamados “gatos” instalados em hotéis da orla de Atalaia. Os técnicos descobriram a malandragem, desligaram as tubulações clandestinas e denunciaram os culpados à Polícia. Depois, não se falou mais no assunto. Alguém aí sabe dizer se algum hotel de Aracaju foi punido por roubo de água tratada?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *