Cachoeira de Macambira é um capricho da natureza
18 de agosto de 2015
Fim de linha para o obcecado Aécio
18 de agosto de 2015
Exibir tudo

Mortalidade infantil cai 46% em 10 anos

A taxa de mortalidade infantil em Sergipe caiu continuamente nos últimos 10 anos, passando de 33,2 em 2004, para 17,9 óbitos por 1000 nascidos vivos, em 2014. Uma redução de 46%, superior àquela obtida pelo Brasil (38,5%) e ligeiramente inferior ao observado no Nordeste (46,4%). A informação é da equipe do Observatório de Sergipe, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

A constatação foi feita através da publicação Indicadores do Desenvolvimento Sergipano (IDS), edição 2015, que teve seu primeiro volume, divulgado pela equipe do Observatório. Nesta primeira publicação são analisados alguns aspectos demográficos e da saúde da população, por meio de um retrospecto dos últimos 10 anos. Posteriormente serão lançados outros volumes com as dimensões Educação, Acesso a Bens e Serviços, Desenvolvimento Socioeconômico, Rendimento, Pobreza e Desigualdade.

De acordo com o coordenador do Observatório e Superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Ciro Brasil, essa publicação sintetiza os principais indicadores de desenvolvimento social e econômico que impactam na qualidade de vida da população de Sergipe, numa perspectiva de evolução de longo prazo: os dez últimos anos de cada série histórica, sempre que possível.

“Para este estudo são utilizados dados secundários obtidos, em sua maioria, em fontes de referência nacional, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde, e complementarmente dados estaduais. A intenção é demonstrar como áreas importantes para o desenvolvimento têm se comportado ao longo do tempo em Sergipe”, informa o Brasil.

Crescimento demográfico

Outro ponto que merece destaque no levantamento diz respeito ao considerável crescimento apresentado pela população sergipana nos últimos dez anos. Em 2013, segundo o IBGE, o número de habitantes em Sergipe era de 2,2 milhões de pessoas, frente a 1,9 milhões em 2003. Na comparação dos anos de 2003 e 2013, verifica-se que houve mudanças consideráveis na pirâmide etária do estado.

Tradicionalmente formado por uma população bastante jovem, o estado de Sergipe apresenta, em 2013, uma população mais adulta e envelhecida do que em 2003. Ocorreu um estreitamento da base da pirâmide, principalmente na faixa etária dos 0 aos 4 anos e um crescimento expressivo de pessoas com 70 anos ou mais, devido à taxa de natalidade descendente e o aumento da expectativa de vida.

Os dados demográficos demonstram que a taxa de crescimento da população sergipana foi de 1,34% ao ano, para o período de 2003 a 2013. Sergipe apresentou o maior crescimento populacional entre os estados da região Nordeste, ficando assim, acima da média nacional (1,28%) e da nordestina (0,93%).

Já o índice de envelhecimento, que é o número de pessoas de 60 ou mais anos para cada 100 pessoas menores de 15 anos de idade, vem apresentando um crescimento em todo o Brasil no período 2002-2012. Em Sergipe, o índice cresceu de 22,9 em 2002, para 33,4 em 2012.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *