Frei Enoque deixa a UTI
12 de abril de 2023
Mantida prisão dos policiais acusados pela morte de Genivaldo
12 de abril de 2023
Exibir tudo

Transplantado do coração em SE há 34 anos morre em AL

Francisco foi operado no Hospital de Cirurgia quando tinha 17 anos

O homem com a maior longevidade após um transplante cardíaco da América do Sul e segundo brasileiro a se submeter a um transplante de coração no Norte/Nordeste morreu, nesta terça-feira (11), em Santana do Mundaú, zona da mata de Alagoas. Francisco Sebastião de Lima, 51 anos, faleceu em casa a menos de um mês do 34º aniversário da operação, realizada no Hospital de Cirurgia, em Aracaju, pela equipe do cirurgião cardíaco José Teles de Mendonça e pelo cardiologista alagoano José Wanderley Neto, que acompanhava o paciente.

Na época, a imprensa destacou o sucesso do transplante (Clique na imagem para ampliar)

Francisco Sebastião de Lima recebeu um novo coração em 1989, quando tinha apenas 17 anos. Francisco morreu em decorrência de um melanoma, um câncer de pele. “O Chico foi o segundo paciente transplantado em Sergipe e no Nordeste. O primeiro foi transplantado em julho de 1986 e foi um marco para Sergipe e para a região. Além do pioneirismo no Norte e Nordeste, fomos o quinto estado brasileiro a fazer transplante de coração”, informa Dr. José Teles. “O Francisco foi nosso ‘mascote’. Foi o primeiro de um programa que consagrou nossa região e fez muito sucesso”.

O médico José Wanderley Neto e Francisco, em 2019 (Clique na imagem para ampliar)

José Wanderley Neto, que hoje é deputado estadual por Alagoas, em discurso na Assembleia Legislativa daquele estado, relembrou a cirurgia, que foi uma das primeiras realizadas no Brasil. O parlamentar disse que recorda cada detalhe do procedimento. “O Francisco inaugurou os transplantes de uma forma original. O coração que ele recebeu estava em Sergipe e fomos até lá para fazer essa cirurgia”, afirmou o médico.

Segundo o médico e deputado, “a doação do coração aconteceu em Aracaju e nós optamos por não trazê-lo para Maceió, onde o Chico estava internado à espera de uma doação. Decidimos levá-lo até a capital sergipana, onde fizemos o transplante”, detalhou. Na época da cirurgia, o jovem Francisco Sebastião de Lima sofria com a doença de Chagas e o estado dele era considerado gravíssimo.

Câncer

Os primeiros transplantes de coração realizado no Nordeste mudaram a maneira como o país via o exercício da medicina na região e impulsionaram avanços que foram responsáveis por salvar milhares de vidas. Para José Wanderley, a cirurgia foi concretizada graças ao apoio do médico brasileiro Euryclides de Jesus Zerbini, que realizou o 5º transplante de coração do mundo. “Por ironia, Francisco não morreu do coração, mas com a mesma doença que matou o professor Zerbini, que morreu aos 80 anos, em decorrência de melanoma”, afirma José Wanderley.

“O Dr. José Wanderley Neto, meu compadre, sempre esteve comigo nessa empreitada e é cidadão sergipano”, destaca o cardiologista sergipano José Teles, professor da Universidade Federal de Sergipe e um dos pioneiros em cirurgias cardíacas no Brasil.

Marcos Cardoso, com informações do Site Gazeta wWeb (Fotos: Reprodução e arquivo da família)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *