Copom aumenta projeção para reajuste de energia e gás
7 de agosto de 2015
Guarda Municipal pode aplicar multa de trânsito
7 de agosto de 2015
Exibir tudo

Moinho Sergipe lidera a venda de farinha de trigo no Estado

Instalado em Aracaju há cerca de 50 anos, o Moinho Sergipe processa mensalmente cerca de 15 mil toneladas de trigo para a produção da Farinha Sarandí e detém algo em torno de 58% do mercado sergipano. De acordo com o gerente nacional de vendas, Gilberto Freitas, a concorrência é muito grande, porém o Grupo Motrisa trabalha para ampliar sua participação em Sergipe. “Temos uma relação muito estreita com os panificadores e supermercadistas sergipanos, numa parceria vitoriosa há anos”, explica ele.

Localizado desde 1980 no bairro Industrial, zona norte de Aracaju, o Moinho Sergipe gera cerca de 500 empregos diretos e outros 2 mil indiretos: “Antes da localização atual, a empresa funcionava onde hoje é o Mercado Municipal Albano Franco”, explica Gilberto Freitas. A produção de Aracaju atende todo o estado de Sergipe e a Bahia. O Grupo Motrisa possui outro moinho em Alagoas, que processa cerca de 13 mil toneladas de trigo mensalmente e, além do mercado alagoano, abastece os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

O trigo processado em Aracaju chega a Sergipe de navio e é levado para o bairro Industrial em caminhões. No moinho é colocado em grandes armazéns internos, onde começa o processo de pré-limpeza. Nessa fase, os grãos são colocados em uma peneira gigante onde são retirados os detritos mais grossos. Para descarregar, os caminhões passam pela malga, (um tipo de balança que pesa cerca de 250 toneladas por hora), que distribui os grãos para os silos, cada um com capacidade para aproximadamente 3,4 mil toneladas.

O Grupo Motrisa – Moinhos de Trigo Indígena S.A., do qual a marca Sarandi faz parte, é um dos mais bem sucedidos grupos alimentícios do Brasil, principalmente no segmento de produtos derivados do trigo. Atualmente, o grupo atua em outros seguimentos com diversas empresas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Gilberto Freitas explica que o principal compromisso do grupo é a busca pela qualidade e a inovação, sem esquecer o cuidado com o meio ambiente e a atenção com a saúde e segurança dos colaboradores e comunidades vizinhas.

Por Adiberto de Souza (Crédito misscheck-in.com)

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *