Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 90 milhões
8 de fevereiro de 2020
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 90 milhões
8 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Mochileiros Mulçumanos explicam o Islã em Aracaju

Rafiq Aires explicar o islamismo a um cidadão na feira

Aracaju fez parte do roteiro de quatro muçulmanos sunitas que estão percorreram o Brasil para explicar o islamismo e tentar diminuir o preconceito contra a religião. César Kaab Pugnaz, Otávio Augusto Vieira, Antônio Marcos Abdullah e Rafiq Aires, saíram de São Paulo no dia 7 de janeiro passado e já percorreram 8 mil quilômetros. Além de Aracaju, os “Mochileiros Muçulmanos” – como gostam de ser chamados – já passaram, entre outras cidades, por Barretos, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Vitória, Recife e Salvador.

Segundo Kaab, o líder do grupo, não há um roteiro definido previamente. “Nós passamos pelas cidades, conhecemos as pessoas e (fomos) aceitando os convites que chegam para falar da nossa religião. Muitas pessoas têm curiosidade sobre o que é o Islã, se a gente acredita em Jesus, se brasileiro pode ser muçulmano…”, contou ele ao Portal BBC Brasil, que entrevistou o grupo em Aracaju. Por onde passam, os quatro abordaram os pedestres, entregaram livros e folhetos explicativos e deram pequenas palestras sobre a religião.

Prega a paz e o amor

César Kaab revela que existe uma imagem estereotipada de que todo muçulmano é um terrorista em potencial, ou que tem ligação com o extremismo. “Isso não é verdade. O Islã prega a paz e o amor, como o profeta Jesus também fazia”, disse ao BBC Brasil. E ele prossegue: “O Islã fala que quando você tira a vida de um inocente é como se tivesse assassinando toda a humanidade. E, ao contrário, quando você salva o inocente, é como se salvasse todo mundo”, frisa.

Otávio Augusto Vieira, também conhecido como Hamza, contou que por vezes esbarra em piadas sobre a religião quando veste indumentária típica, como túnicas ou a taqiyah (uma espécie de chapéu). “A gente sempre enfrenta brincadeiras ou piadinhas sem graça. Mas nada que o diálogo e a informação não resolva. Se você tem oportunidade, dialoga com a pessoa, fala a verdade. Seu colega Antônio Marcos Abdullah, 21, pensa de forma parecida. “Não podemos reagir (ao preconceito) com o instinto, com raiva. Se a gente revidar, alguém pode dizer: ‘o Islã incentiva o revide’. E não é verdade. Então, precisamos exercitar a paciência”, diz.

No Brasil, os adeptos da religião não chegam nem a 0,5% da população, segundo pesquisa Datafolha. Ficam abaixo de católicos (50%), evangélicos (31%), religiões afro-brasileiras (2%) e ateus (1%), entre outras.

Com informações do portal BBC Brasil (Foto: arquivo pessoal do grupo)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *