Negocie dívida no MegaFeirão Serasa e Desenrola
4 de março de 2024
O PT de Canindé foi o último a saber sobre candidatura
4 de março de 2024
Exibir tudo

Mitidieri e Edvaldo mandam recado fotográfico aos aliados

Por Adiberto de Souza *

Uma imagem vale mais que mil palavras. Essa expressão popular se encaixa como uma luva para a foto dos sorridentes Fábio Mitidieri (PSD), Luiz Roberto (PDT), Danielle Garcia (MDB) e Edvaldo Nogueira (PDT). Além de expressar a alegria dos quatro brincantes no Projeto Verão 2024, o flagrante fotográfico tem o jeitão de um recado silencioso aos demais governistas de que o governador e o prefeito sonham com a chapa Luiz e Danielle para a Prefeitura de Aracaju. Aliás, Garcia foi atraída para o MDB pelo presidente do partido, senador Alessandro Vieira, justamente para operar como obstáculo à pré-candidatura a prefeita da deputada federal Yandra Moura (União). Há muito, o mandachuva emedebista vem dizendo que, nem sob tortura, apoia o projeto político da filha de André Moura (União): não por ela, mas pelo pai, condenado a oito anos de cadeia por peculato, desvio e apropriação de recursos públicos, além de associação criminosa. Resta saber como os Moura e demais governistas reagirão à alegre e reveladora foto do quarteto. Como a imagem não fala, ninguém poderá acusar Mitidieri, Edvaldo, Luiz e Danielle de estarem colocando o carro diante dos bois. Crendeuspai!

PT contra o PT

Caiu como uma bomba em Canindé do São Francisco a notícia de que o PT apoiará a candidatura de Moacir Soares da Mota a prefeito daquele município. Segundo o jornalista Diógenes Brayner, o ilustre vai se filiar ao Partido dos Trabalhadores para tentar derrotar o prefeito petista Weldo Mariano: “A reunião deste domingo contou com a participação do presidente do PT em Sergipe, deputado federal João Daniel. Toda a base do PT na região ficou animada com o nome de Moacir na chapa majoritária de Canindé”, escreveu Brayner. Questionado, nesta segunda-feira, se confirmava a informação, o deputado João Daniel deu calado por resposta. Home vôte!

Pagadores de salários

A maioria dos prefeitos chega no último ano de mandato sem cumprir quase todas as promessas feitas na campanha eleitoral de 2020. Isso porque os recursos disponíveis nas prefeituras mal dão para pagar os servidores e executar serviços básicos, como manutenção de ruas e praças, coleta de lixo e abastecimento da frota de veículos. A baixa atividade econômica e a pequena arrecadação de tributos, fazem com que grande parte dos municípios seja dependente das transferências externas.  Portanto, com o dinheiro disponível na Prefeitura, quando muito, os prefeitos só conseguem pagar a folha de pessoal em dia. Misericórdia!

Não custa comprovar

As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que não tem fundamento a informação da Secretaria Estadual da Saúde dando conta que o Hospital de Amor instalou um equipamento obsoleto na unidade de Lagarto. Só deve ser maldade das danadinhas. Contudo, pelo sim e pelo não, seria bom que a Secretaria apresentasse documentação comprovando que o moderno hospital lagartense foi equipado com aparelhagem antiquada ao tratamento de câncer. Só Jesus na causa!

Batendo pernas

O presidente do Solidariedade em Sergipe, Valadares Filho, tirou o final de semana para visitar amigos e aliados no interior do estado. Com o objetivo de discutir a organização do partido e as eleições municipais deste ano, Vavazinho esteve em São Cristóvão, Japaratuba, Propriá e São Francisco. O distinto almoçou, ontem, com o prefeito sancristovense Marcos Santana (MDB), que vem a ser muito amigo do ministro Márcio Macedo (PT), de quem Valadares Filho é assessor em Brasília. Ah, bom!

PEC da Blindagem

Autor da PEC da Blindagem, o deputado federal Rodrigo Valadares (União) diz não se tratar de uma proposta “revanchista”. A propositura condiciona abertura de processo ou ação de busca e apreensão contra deputados e senadores à autorização prévia das direções das duas casas. “Infelizmente, estamos vendo que membros do parlamento estão sendo perseguidos”, discursa. Entrevistado pelo jornal Correio Braziliense, Rodrigo negou que a sua proposta seja “bolsonarista” e de “direita”. Até agora, apenas 99 deputados assinaram o apoio ao texto. São necessários 171 para a PEC começar a tramitar. Aff Maria!

Educação desigual

A situação educacional de jovens com idade entre 15 e 29 anos é um misto de avanços, problemas e desafios, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O estudo alerta que o processo de escolarização da maioria dos jovens ainda é marcado por oportunidades limitadas e que, no Brasil, prevalecem expressivas desigualdades educacionais entre ricos e pobres, brancos e não brancos, e moradores de áreas urbanas e rurais e das diferentes regiões. Cruz, credo!

Galeguinho denunciado

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), perdeu a paciência com o empresário “Galeguinho da Roupa”. Cansado de ser agredido verbalmente pelo dito cujo, o líder político protocolou no Ministério Público uma notícia-crime contra o adversário. Outro dia, o “Galeguinho” disse ao próprio Valmir que ele não disputará a Prefeitura de Itabaiana, pois existe um forte esquema em Aracaju para lhe negar o registro da candidatura. E ainda ameaçou prender o ex-prefeito. Pode uma coisa dessa? Danôssei!

Dois senhores

Cabo eleitoral de Rogério Carvalho (PT) na disputa pelo governo de Sergipe, em 2022, o prefeito Assisinho, de Malhador, trocou o PL pelo PSD do governador Fábio Mitidieri, mas continua sendo “paquerado” pelo petista. Nesse final de semana, Rogério prestigiou inaugurações de obras naquele município: “Ver o progresso e a qualidade dos serviços realizados pelo prefeito enche meu coração de orgulho”, afirma o senador. Anteontem, foi a vez de o governador bater palmas para o novo aliado: “Obrigado pelo convite amigo e parabéns por esse lindo evento que movimenta a economia e traz diversão para nosso povo”, discursou. Marminino!

E tome festa!

Quem gosta de festa já deve ir preparando a fantasia para o Lagarto Folia, evento realizado pela família Reis com total apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD). Segundo o deputado federal licenciado Fábio Reis (PSD), o canaval fora de época vai acontecer der 26 a 28 de abril próximo, contando com bandas e artistas de projeção nacional. “Somos foliões natos e não deixaríamos de realizar mais uma edição desse evento tão tradicional pra nossa cidade e região”, afirmou Fábio, que se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília. Então, tá!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Rumo, em 25 de dezembro de 1953.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *