Autor de PEC da blindagem, deputado nega revanchismo ao Judiciário
4 de março de 2024
Negocie dívida no MegaFeirão Serasa e Desenrola
4 de março de 2024
Exibir tudo

Mistura de ritmos marca a última noite do Projeto Verão

Quem abriu a noite memorável foi a filha da terra, Sandyalê

Depois de duas noites de muita música boa e shows inesquecíveis, o último dia de programação do Projeto Verão 2024 manteve a energia e finalizou, neste domingo (3), o festival com chave de ouro. Os aracajuanos e turistas curtiram o encerramento da maior festa da estação com muita diversidade musical, com os shows de Sandyalê, Jorge Aragão, Pretinho da Serrinha, além da banda de rock Paralamas do Sucesso e a tão aguardada Baianasystem. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe.

Quem abriu a noite memorável foi a filha da terra, Sandyalê. Cantora e compositora sergipana, dona do hit ‘A Fila’, a artista agitou o público com muita autenticidade e ritmo. Com um espetáculo carregado de expressão, Sandyalê trouxe todas as fases de sua carreira, inclusive seu último EP. O show foi repleto de homenagens, e a artista cantou músicas para Aracaju, que aniversaria no próximo dia 17 de março, além de trazer um pouco do ritmo do forró, e também honrou a memória da artista sergipana Bruna Brandão, que faleceu no ano passado.

O Projeto Verão cumpre o objetivo principal de dar visibilidade e valorização aos artistas sergipanos. Sandyalê já morou fora do estado diversas vezes, mas sempre volta para Aracaju, que é onde se sente bem e consegue criar sua arte. “Isso é muito importante, valorizar e trazer os artistas daqui para estarem com artistas nacionais, porque muita gente passa a nos conhecer através desses grandes shows, que engloba um grande grupo, então espero que muita gente tenha me conhecido hoje”, disse.

Logo em seguida, um dos maiores e mais respeitados sambistas do Brasil entregou um verdadeiro espetáculo. O poeta do samba Jorge Aragão fez história nas areias da Orla da Atalaia com músicas que são parte do legado cultural do país. O cantor relatou que a energia da plateia do Projeto Verão o fez sentir-se tocando com a família na varanda de casa.

Os eternos Paralamas do Sucesso deram um show à parte

“Eu literalmente me senti em casa. Não estava cantando, não estava fazendo show, nada disso, parecia que estava ensaiando, me senti muito à vontade”, disse Jorge. O sambista ainda curtiu o som de Pretinho da Serrinha, que foi a atração que deu sequência nos shows da noite. O produtor, cantor e compositor carioca nunca tinha feito espetáculo na capital, e conta que sua estreia não poderia ter sido melhor, na companhia do amigo Jorge Aragão, e com a animação do público, que cantou todas as músicas do início ao fim.

“A diversidade musical do Projeto Verão é muito importante. Uma hora no palco tem samba, aí vem pop, rock, passa para Paralamas e depois BaianaSystem. Esse é um festival bem eclético, acho que é isso que faz a energia do pessoal lá de baixo. Tem festival que já toquei que você sente que ali é seu público, e aqui eu não senti isso. Aqui eu senti que o público é de todo mundo, foi uma emoção muito forte. Eu comecei a cantar Reza, que é uma música minha com Vinicius Feijão e Nego Álvaro. É uma música sobre o mar, sobre Iemanjá, e eu não consegui, eu começava a cantar, olhava para o mar, engasgava, virava pra cá, fechava os olhos, e a voz não saía de emoção. Uma hora virei pra trás e pedi pro pessoal da banda cantar porque a energia estava muito forte e eu não conseguia cantar”, relatou Pretinho da Serrinha.

Paralamas do Sucesso

Os fenômenos dos anos 80, os eternos Paralamas do Sucesso deram seguimento às atrações da terceira noite do Projeto Verão. O trio Hebert Viana, Bi Ribeiro e João Barone transcendem gerações. Eles já tinham se apresentado em Aracaju e agora retornam para mais um show histórico na capital. O baterista da banda, João Barone, elogiou a diversidade musical do Projeto Verão 2024. Ele conta que vem de uma série de shows pelo Nordeste, e “passar por Aracaju sempre é uma alegria, é a certeza de que a noite vai ser uma festa”. O público cantou todos os maiores sucessos dos roqueiros e ainda pediu ‘bis’.

“A expectativa é a melhor possível. A gente chegou e viu que o astral estava lá no alto com Pretinho dando o recado dele. É muito legal essa diversidade, tem samba, vai ter rock com os Paralamas, vai ter BaianaSystem também com sua música moderníssima, então a gente está muito animado para subir lá, vai ser muito bonita a festa. Hoje o repertório vai ser completo, a gente vai fazer o nosso show inteiro com todas as músicas, com músicas clássicas, então certamente vai ser um show muito especial”, relatou João Barone, antes de subir ao palco.

Jorge Aragão foi um dos principais momentos da noite

Para fechar a noite com muita agitação, a banda Baianasystem entregou um show que, com certeza, ficará na memória do público. O grupo, que tem como característica a mistura de ritmos, encerrou com maestria o festival. Beto Barretz, integrante da banda, diz que ficou contente em voltar para Aracaju. Para ele, o diferencial do Projeto Verão é ser um festival aberto, em que o público se conecta com a música enquanto está à beira mar. “Espero que não demore para a gente voltar. Estou esperando que a gente possa fazer uma celebração juntos, e o fato de ser um show aberto, no estilo de uma pipoca, é isso, é o navio pirata que sai ali sem corda. Isso faz uma conexão com a cidade ainda maior”, falou.

Para o vocalista da banda, Russo Passapusso, o Baianasystem tem conexão forte com Sergipe, já que eles têm música com a banda de rock do estado, The Baggios, e hoje fizeram parceria com a cantora aracajuana Anne Carol. A mistura entre Salvador e Aracaju não podia ter dado mais certo. O resultado foi um espetáculo que agitou todo mundo.

“Eu venho direto porque minha mãe mora aqui, então eu sou meio Bahia, Feira de Santana, Aracaju A gente conheceu a Anne Carol, que é uma artista incrível; a gente é fã do The Baggios. Uma das particularidades da música brasileira que eu mais admiro é essa colcha de retalhos que faz a gente se cobrir com cultura, com uma motivação só. Estamos muito felizes de tocar aqui, a relação do calor humano com o calor da terra e do lugar, faz a gente entrar cheio de expectativa”,

Anne Carol, artista convidada no show do Baianasystem, falou da emoção de poder subir novamente nos palcos do Projeto Verão e representar a sua terra. “A galera está esperando muito e a energia do Baianasystem é surreal, que toca qualquer pessoa, que atravessa qualquer pessoa. Estou muito feliz, realizando esse sonho com essa galera massa, de tocar com o Baiana. É realmente um grande sonho realizado e a gente vai trazer essa surpresa para a galera de Aracaju com muito amor e carinho”, contou.

Fonte e fotos: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *