Terra treme no interior de Sergipe
16 de setembro de 2021
Banese Card lança cartão exclusivo para os advogados
16 de setembro de 2021
Exibir tudo

Ministério suspende vacinação de adolescentes

Aracaju começou a vacinar jovens com 16 anos nesta quinta-feira

O Ministério da Saúde recuou e distribuiu comunicado orientando as Secretárias Municipais da Saúde que suspendam a vacinação para adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. As pessoas com 16 anos residentes em Aracaju começaram a ser imunizadas contra a convid-19 nesta quinta-feira (16), após o público de 17 anos acima ter recebido a vacina. Anteriormente, o governo federal pretendia imunizar 20 milhões de jovens entre 12 e 17 anos.

Em nota técnica enviada às secretarias de Saúde, o Ministério informa que “revisou” a recomendação e justifica que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam evolução “benigna”, apresentando-se assintomáticos. A nota foi publicada no sistema do Ministério da Saúde às 21h30 de quarta-feira (16/9), ou seja, menos de 24 horas após o início da campanha para esse público.

“Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”, explica no texto a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo. Além disso, segundo Rosana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades.

Compartilhe:

1 Comment

  1. Claudinei Pereira disse:

    De fato a OMS não recomenda a vacinação de crianças e adolescentes com menos de 18 anos. A não ser que façam parte de grupos de risco. A informação está disponível no site em inglês da própria OMS, o qual compartilho abaixo. Agora percebam a lambança da decisão do STF: o governo federal orienta uma coisa e estados e municípios fazem outra. Pergunta-se: como é possível ao Ministério da Saúde fazer a adequada programação das necessidades vacinais se não seguem a recomendação do Ministério da Saúde que é baseada em orientações da própria OMS?
    https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/covid-19-vaccines/advice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *