Chove pedra em Sergipe
5 de janeiro de 2016
Leia o resumo dos jornais desta terça
5 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Mentirões eleitoreiros

A Prefeitura de Aracaju tem priorizado a realização de exames médicos através do Pró-Mulher, em detrimento dos postos de saúde da periferia. Gravíssima, a denúncia do conselheiro municipal de saúde, Nicanor Farias, precisa ser apurada por quem de direito. A acusação revela o lado obscuro e eleitoreiro do programa coordenado pela secretária municipal de Ação Social, senadora Maria do Carmo Alves (DEM). Aliás, é estranho que esses “mentirões” de saúde só tenham sido iniciados às vésperas do período eleitoral e que o governo estadual também esteja fazendo uso da mesma prática. Ora, ou a saúde da Prefeitura e do Estado estão em petição de miséria, para justificar esse suspeito adjuntório, ou os “mentirões” visam angariar a simpatia do eleitorado mais carente da Grande Aracaju. Ao oferecerem serviços públicos acompanhados de tapinhas nas costas e promessas mirabolantes, tanto a Prefeitura quanto o Estado fazem uso indevido da máquina pública. Provavelmente, estão de olho nos votos de pessoas pobres, as mesmas que passam a vida mendigando nos postos de saúde e nos hospitais públicos um simples exame clínico.

Fez a limpa

E o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clóvis Barbosa, chegou com gosto de gás. Numa canetada só, exonerou todos os comissionados à disposição da presidência. Promete preencher as vagas com candidatos aprovados no concurso promovido pelo TCE em 2011. Será que os outros seis conselheiros vão seguir Clóvis? Há quem ache ser mais fácil um boi voar!

KD o BRT?

Sempre que pode, o governador Jackson Barreto (PMDB) tira uma casquinha do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Informado pelo Jornal da Cidade que o demista teria lhe acusado de “segurar” o projeto do BRT, Jackson rodou a baiana: “Dr. João é um mentiroso. Um velho mentiroso é a pior coisa que existe e ele é mentiroso e demagogo”. Aff Maria!

Ônibus errado

Dois assaltantes se deram mal ao assaltarem ontem, um micro-ônibus que fazia a linha Aracaju-Itabaiana. Revoltado com a agressão ao motorista, um passageiro sacou a arma e matou os dois bandidos ainda dentro do veículo. Terminado o “serviço”, o vingador saiu de fininho e escafedeu-se.

Mais tempo

A decisão do governo federal de prorrogar por um ano o pagamento das dívidas de produtores rurais do Nordeste foi tomada com base em estudos feitos pelo Ministério da Agricultura. A medida suspendeu até 31 de dezembro deste ano a cobrança das operações de crédito. O alongamento do prazo foi necessário por causa das sucessivas quedas de produção provocadas pela estiagem na região.

Choveu pedra

E as trovoadas chegaram ao sertão sergipano. Raios, trovões e chuva de granizo assustaram a população, mas garantiram o armazenamento de água nos açudes e aguadas da zona rural. A chuvarada também passou pela zona Sul do Estado. A previsão é que ocorram novas trovoadas no decorrer desta semana. Legal!

Seca braba

Uma reunião vai definir hoje se será implementada mais uma redução da vazão dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (SE), no Rio São Francisco. O volume de água que sai de Sobradinho vem sendo reduzido por causa da falta de chuva na região. A vazão mínima do reservatório é de 1.300 m³/s, mas já foi reduzida para 1.100 m³/s, depois para 1.000 m³/s e, em junho, para 900 m³/s, que é o volume praticado atualmente.

Inimigos do povo

Você ainda lembra quais os vereadores de Aracaju que votaram a favor do reajuste de 14,81 para a passagem de ônibus? Para que ninguém os esqueça, segue a relação dos suplicantes: Adriano Taxista (PSDB), Agamenon Sobral (PHS), Augusto do Japãozinho (PRTB), Agnaldo Feitosa (PR), Gonzaga (PMDB), Manuel Marcos (DEM), Ivaldo José (PSD), Renilson Félix (DEM), Valdir dos Santos (PT do B) e Vinicius Porto (DEM). Não esqueça deles quando for votar nas eleições de 2016.

Agora vai

A Comissão Estadual da Verdade vai funcionar independente, com o apoio da Casa Civil. Seu presidente, professor Josué Modesto, disse esperar o efetivo funcionamento da comissão a partir deste mês, com entrevistas das vítimas da “Operação Cajueiro”. Há 40 anos, o Exército prendeu em Sergipe militantes políticos, mantendo-os encarcerados por vários dias. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Conta os dias

O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) está contando os dias para deixar a liderança da oposição na Assembleia. Seu substituto deve ser escolhido na próxima reunião dos oposicionistas, a ser coordenada pelo senador Eduardo Amorim (PSC). A depender da maioria, o substituto de Monteiro será o jovem parlamentar Georgeo Passos (PTC), mas este já disse que pretende continuar como liderado.

Tempo ruim

Embora conte com um orçamento nada modesto de R$ 26,4 milhões para este ano, o Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Sergipe (Iplese) está antevendo uma grave crise financeira. É que se todos os deputados estaduais condenados por mau uso das subvenções resolverem se aposentar, a entidade não disporá de reserva para arcar com o repentino aumento da despesa. O Iplese é presidido pelo ex-deputado Zeca da Silva (PSC), um dos 14 condenados pela Justiça Eleitoral.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *