CSN já tem licença para instalar fábrica de cimento
12 de fevereiro de 2020
Pesquisa mostra preços dos produtos carnavalescos
12 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Mata do Junco é reflorestada

A Mata do Junco já está aberta à visitação

Um novo respiro para a remanescente de Mata Atlântica que fica no município de Capela, na região Leste de Sergipe. O Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco, morada do famoso macaco Guigó, espécie ameaçada de extinção, vai receber novos plantios de mudas nativas, além de educação ambiental nas comunidades e escolas do entorno da unidade, levando para as crianças e agricultores a importância da preservação da unidade para manutenção de suas nascentes, como também espécies raras da Mata Atlântica.

A decisão saiu de uma reunião entre técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Serhma) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para tratar da retomada do projeto de reflorestamento da área entre outras ações ambientais. Uma compensação ambiental que a companhia hidrelétrica faz na região por ter desmatado uma área de Mata Atlântica após a construção da linha de transmissão de energia da Chesf, que passa pela unidade de conservação.

A etapa de reflorestamento teve início em 2015, com 10 hectares, em duas localidades da Mata do Junco, sendo uma na Agrovila Santo Antônio e a outra no Miranda, com o plantio de 20 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, com o prazo de dois anos para o plantio. Nesta fase o projeto prevê ações de continuidade para a preservação. Foi retomada agora em 2020 a parceria com a CHESF com o intuito de dar manutenção e reposição das mudas que morreram na primeira etapa. A segunda etapa inclui ainda educação ambiental, levando para as crianças e agricultores a importância de manter vida a flora da unidade para manutenção de suas nascentes, como também a fauna, com a preservação de espécies raras da Mata Atlântica.

A Mata do Juco

O Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco (RVS), localizada em Capela foi criada pelo decreto n° 24.944 de 26 de dezembro de 2007. O refúgio possui uma área de 894,76 hectares e -se entres os rios Japaratuba e Siriri, sendo o segundo maior fragmento de Mata Atlântica de Sergipe. O RVS tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

Fonte e foto: Secom/GS

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *