Praia do Robalo está em condições de banho
2 de julho de 2023
Peixe-leão ameaça a fauna do litoral nordestino
2 de julho de 2023
Exibir tudo

Mandacaru, um símbolo de resistência da caatinga

O mandacaru é uma planta que se adapta bem a diferentes ambiente (Foto: Emanuel Rocha)

O incrível cacto mandacaru é uma planta nativa do Brasil que cresce principalmente na região Nordeste. Ele é um símbolo de resistência e força, pois consegue sobreviver em condições de seca e calor extremos.

Além de sua beleza e rusticidade, o mandacaru também tem importância ecológica, social e cultural para o povo nordestino.

O mandacaru tem importância ecológica, social e cultural para os nordestinos (Foto: Facebook)

O incrível cacto mandacaru é uma planta nativa do Brasil que cresce principalmente na região Nordeste. Ele é um símbolo de resistência e força, pois consegue sobreviver em condições de seca e calor extremos.

Além de sua beleza e rusticidade, o mandacaru também tem importância ecológica, social e cultural para o povo nordestino.

O que é o cacto mandacaru?

O cacto mandacaru, cujo nome científico é Cereus jamacaru, pertence à família Cactaceae e pode atingir até 6 metros de altura.

Ele tem um caule cilíndrico e verde-escuro, com espinhos afiados. Suas flores são brancas e grandes, se abrem à noite e duram apenas algumas horas. Seus frutos são vermelhos e comestíveis, com polpa branca e sementes pretas.

O mandacaru é uma planta típica da Caatinga, bioma exclusivo do Brasil que ocupa cerca de 11% do território nacional e é caracterizado por um clima semiárido, com baixa pluviosidade e altas temperaturas.

Nesse ambiente hostil, o mandacaru se destaca pela sua capacidade de armazenar água em seu caule suculento e resistir à desidratação.

Qual o significado desse cacto?

Na cultura popular nordestina, o cacto mandacaru é considerado um símbolo de resistência e força, representando a tenacidade do povo sertanejo diante das adversidades climáticas da região.

Sua flor também tem um significado especial: ela

Flor do Mandacaru representa a esperança e a renovação da vida (Foto: Agência Brasil)

pois surge após as raras chuvas que caem no sertão.

Além disso, o mandacaru tem uma importância social e econômica para os habitantes da Caatinga. Seu fruto é usado como alimento para humanos e animais, especialmente em períodos de escassez.

Como cuidar do mandacaru?

O cacto mandacaru é uma planta de fácil cultivo, que se adapta bem a diferentes ambientes. Ele pode ser plantado em vasos ou jardins, desde que receba bastante luz solar direta. Veja a seguir algumas dicas de como cuidar do seu mandacaru:

Escolha um substrato bem drenado, que não acumule água. Você pode misturar terra vegetal, areia e pedriscos para fazer o seu próprio substrato;

Regue a planta apenas quando o substrato estiver seco. Evite molhar o caule e as folhas, pois isso pode causar fungos e apodrecimento;

Adube o seu mandacaru a cada dois meses com um fertilizante específico para cactos ou um adubo orgânico rico em fósforo;

Realize a poda do cacto apenas quando ele estiver muito grande ou com partes secas ou doentes;

Proteja o seu mandacaru de geadas ou temperaturas muito baixas. Se ele estiver em um vaso, leve-o para dentro de casa ou cubra-o com um plástico ou tecido.

Lembre-se de que essa é uma planta que precisa de pouca água e muita luz, podendo crescer bastante. Por isso, escolha um local adequado para o seu plantio e aproveite toda a beleza e significado dessa espécie.

Por Bruna Machado, do Site Capitalist 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *