Gasolina ficará mais cara
3 de fevereiro de 2023
Lula vem a Sergipe discutir a duplicação da BR-101
3 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Lula em Sergipe

Por Adiberto de Souza *

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Sergipe no próximo dia 15. Antes, cumprirá agendas no Rio de Janeiro e na Bahia. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), o objetivo das viagens é anunciar investimentos nas áreas de saúde e infraestrutura. Embora a agenda presidencial não esteja totalmente definida sobre as atividades em Sergipe, já é certo que o “Barba” visitará um trecho da BR-101, quando deverá anunciar investimentos visando a conclusão dessa demorada obra. O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), já prometeu ao governador Fábio Mitidieri (PSD) a liberação de R$ 250 milhões para custear obras nas rodovias federais 101 e 235, nos trechos que cruzam o estado. A visita de Lula a Sergipe, menos de dois meses após tomar posse, é um bom sinal de que o governo federal pretende olhar com mais atenção para os problemas que afligem os sergipanos. Tomara que, além de recursos para as rodovias federais, o presidente também anuncie investimentos em saúde, moradia popular, educação e, principalmente, para o combate à fome, que já atinge cerca de 30% de nossa população. Oremos!

Menos água

A Chesf iniciou, hoje, a redução da vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, em Canindé do São Francisco. Inicialmente, o volume d’água cai de 4.000 m³/s para 3.500 m³/s, devendo chegar a 3.000 m³/s já nesse sábado. A mudança ocorre devido a diminuição das chuvas na Região Sudeste, e por conseguinte, do volume pluviométrico na Bacia do Rio São Francisco. Com o aumento da vazão de Xingó, o “Velho Chico” inundou grandes áreas de 13 municípios sergipanos. Aff Maria!

De volta à escola

Em breve, o professor Iran Barbosa (Psol) estará retornando às salas de aula. Um dia após ter concluído o mandato de deputado estadual, ele se apresentou às Secretarias de Educação do Estado e de Aracaju: “Já estou pronto para o retorno ao meu campo de batalha inicial, ao exercício do meu mister profissional: o Magistério”, afirma. Antes de se eleger deputado estadual em 2018, Iran Barbosa foi eleito três vezes vereador em Aracaju e uma deputado federal. O ilustre ressalta que os seus mandatos foram marcados pela defesa do povo, da classe trabalhadora, dos direitos humanos e dos princípios mais elevados de democracia e de justiça social. Ah, bom!

De mulher pra mulher

A professora Sonia Meire (Psol) é a mais nova vereadora de Aracaju. Ela tomou posse, ontem, em substituição a Linda Brasil (Psol), que renunciou para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em 2020, a nova parlamentar foi a oitava mais votada em Aracaju, com 3.342 votos. Sonia Meire já atuou com a educação popular na alfabetização de trabalhadores e trabalhadoras rurais, organização e formação política de movimentos sociais e sindicatos da educação. A vereadora psolista é feminista, com atuação no movimento de mulheres de Sergipe, na defesa dos direitos das mulheres, contra violência machista e feminicídio. Supimpa!

Machistas de uma figa

Nada menos do que 58,5% dos homens concordam totalmente ou parcialmente com a frase “Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”. Segundo pesquisa feita pelo Ipea, 42,7% dos entrevistados acham que as mulheres que usam roupas mostrando o corpo merecem ser atacadas. Pior: 63% concordaram que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”. Lastimável que no século 21 ainda se pense assim. Só Jesus na causa!

No estaleiro

E quem está hospitalizado em Aracaju é o deputado estadual Jorginho Araújo (PSD). O distinto informou pelas redes sociais que “estava sentindo umas dores abdominais, precisei vir ao hospital e os médicos solicitaram internamento para realizar exames com intuito de melhor investigar o caso”. Segundo ele, o seu quadro clínico é estável, mas precisa de repouso para se submeter a uma reavaliação. “Com fé em Deus, logo estarei de volta”, afirma. Jorginho deve se licenciar do mandato nos próximos dias para reassumir a Secretaria Estadual da Casa Civil. Melhoras!

E tome obras!

Em apenas dois projetos, a Prefeitura de Aracaju vai investir cerca de R$ 800 milhões. A boa nova foi dada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) durante a reabertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores. Segundo o pedetista, o programa “Cidade do Futuro” engloba mais de 20 obras estruturantes, entre elas a da Zona de Expansão. Por sua vez, o programa “Construindo para o Futuro” tem entre as principais intervenções a construção da Avenida Perimetral Oeste, já iniciada. Em seu 4º mandato como prefeito da capital, Edvaldo garantiu aos vereadores que a meta da gestão municipal é avançar, desenvolver a cidade e entregar mais serviços, mais obras e mais benefícios. Deus te ouça!

A pressa de Mitidieri

Em mensagem lida na Assembleia Legislativa, o governador Fábio Mitidieri (PSD) disse que Sergipe tem pressa: “Pressa para colocar comida na mesa das famílias que mais precisam, para gerar os empregos que uma população castigada por uma crise econômica reclama, para acessar serviços públicos mais eficientes, para encontrar os caminhos que lhe possibilitem alcançar uma economia mais forte, mais rica, mais justa”. Empolgado, o governador disse aos deputados que os ouvidos dele não estão surdos a este clamor. Crendeuspai!

Golpistas trapalhões

Para sorte da nossa democracia, o fugitivo capitão de pijama é um péssimo aprendiz de golpista. Até agora, foram frustradas todas as tentativas postas em prática pelos mequetrefes que rezam na cartilha do dito cujo. A última, denunciada pelo senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos), teria sido articulada dentro do Palácio da Alvorada, durante reunião entre ele, Jair Bolsonaro (PL) e o ex-deputado federal Daniel Silveira, um sujeito desprovido de cérebro. Teria sido este energúmeno quem sugeriu ao senador gravar alguma inconfidência do ministro Alexandre de Morais para, com base nisso, o golpe ser concretizado. Não poderia dar certo. Homem vôte!

Bem na fita

O senador Rogério Carvalho (PT) é o novo primeiro secretário do Senado Federal. A escolha da Mesa Diretora ocorreu, ontem, em votação por chapa única. Assumindo o segundo cargo mais importante da Casa, o petista sergipano terá o papel de conduzir os serviços administrativos, além de realizar a supervisão geral do Senado. Entre as prioridades de Rogério está a ampliação da transparência dos gastos, para uma consulta mais fácil na internet. Então, tá!

Strip privê

Após ter perdido uma robusta gratificação no governo, um esbelto policial recorreu ao ‘bico’ para recompor o orçamento doméstico. Decidiu fazer strip tease para animadas rodas de bem capitalizadas dondocas da city. A festa privê está lhe rendendo quase cinco vezes mais do que a polpuda gratificação perdida. “Arrependo-me por não ter pensado nisso antes”, diz o malhado policial, enquanto expõe o cano longo de seu “trezoitão”, para delírio das sibites e barulhentas clientes. Misericórdia!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de abril de 1938.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *