Canindé precisa eleger políticos melhores
10 de agosto de 2023
Encontro discute em Aracaju ufologia e espiritualidade
10 de agosto de 2023
Exibir tudo

Lombofaixas oferecem mais segurança aos pedestres

A lombofaixa é um pouco mais elevada do que uma lombada ou redutor de velocidade tradicional

O funcionamento dos corredores de ônibus em Aracaju, marcado para começar sexta-feira (11) agora, além de reduzir o tempo de locomoção para os aracajuanos que utilizam o transporte público para se deslocar na cidade, outros benefícios poderão ser percebidos por esses usuários.

Para que esse serviço passasse a funcionar de forma efetiva, a Prefeitura de Aracaju investiu em uma série de mudanças realizadas nos novos corredores de ônibus, com mudanças mais significativas no da Hermes Fontes, que traz de novidade a faixa exclusiva à margem do canteiro central e as lombofaixas, que irão auxiliar na travessia segura dos pedestres.

De forma semelhante à faixa de pedestres, com pintura horizontal, as lombofaixas são elevadas ao nível da calçada, e são similares a outro tipo de intervenção utilizada em vias da cidade, que tem como intuito a redução da velocidade dos condutores: a lombada.

A novidade na capital sergipana já é utilizada em outras cidades do país e tem como principal objetivo garantir uma travessia mais segura para os pedestres, ao mesmo tempo que dá maior visibilidade ao motorista no momento em que o pedestre está em movimento na via e a necessidade de redução para passar no local elevado.

“A lombofaixa, que é uma faixa de pedestre elevada, eu costumo dizer que é a zona de segurança do pedestre e é importante que o motorista tenha consciência disso. A lombofaixa permite a travessia em nível, do lado da calçada até o outro lado onde estão os abrigos de ônibus, então ela traz essa facilidade, sensibilidade e segurança para a travessia”, explica o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Renato Teles.

Por outro lado, ressalta o gestor, o motorista também precisa ter essa clareza que a lombofaixa é um pouco mais elevada do que uma lombada ou redutor de velocidade tradicional, “ele precisa ter uma velocidade reduzida, independente do pedestre estar ou não atravessando, para que ele passe com o veículo em segurança”, frisa. “E quando tiver um pedestre atravessando, ainda mais, o motorista deve parar, permitir a travessia e seguir o seu fluxo com tranquilidade”, orienta.

Acessibilidade

De modo a garantir a segurança de todos os pedestres, as lombofaixas estão adequadas às normas técnicas de acessibilidade, com a devida sinalização e piso tátil, como destaca o superintendente da SMTT.

“As lombofaixas oferecem uma travessia mais segura, fazem com que os condutores reduzam a velocidade e deem prioridade aos pedestres por estarem alinhadas à altura das calçadas, além de melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. São mudanças na via que chegam para beneficiar o pedestre e o usuário de transporte público da cidade”, salienta Renato.

Conscientização

Para que a população se adeque às mudanças, a Prefeitura de Aracaju realizará ampla campanha educativa, diretamente no trânsito da cidade, com o intuito de garantir a conscientização tanto das pessoas que vão utilizar as lombofaixas, como dos condutores de veículos que trafegam pelos corredores.

“Essa já é uma ação recorrente que a SMTT faz em Aracaju, mas vamos dar foco na questão da travessia nos corredores e também na campanha educativa para os motoristas, para priorizar e respeitar os pedestres na travessia, em especial na Hermes Fontes, em que pese essa novidade para Aracaju. O corredor Hermes Fontes vai dar ainda mais agilidade na cooperação com os demais corredores”, destaca o superintendente da SMTT.

Além da campanha de conscientização que será realizada nos corredores e nos locais onde há lombofaixas, a Prefeitura de Aracaju iniciou, no último dia 4, a campanha de orientação em rádios, TVs e outros meios de comunicação com o intuito de informar a população sobre como fica o funcionamento dos quatro novos corredores de ônibus da cidade e a importância do respeito à faixa de pedestres.

Fonte e foto:Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *