Leia o resumo dos jornais desta terça
15 de março de 2016
Do bom e consciente brasileiro
15 de março de 2016
Exibir tudo

Lixo de presente

Toneladas de lixo espalhadas pelas ruas, praças e avenidas. Este é o malcheiroso presente de aniversário que a administração do prefeito João Alves Filho (DEM) escolheu para a nossa Aracaju. A capital comemora nesta quinta-feira, 161 anos tomada pela sujeira, invadida por moscas, ratos, baratas e pelo perigoso mosquito Aedes aegypti. Esta tragédia urbana é o resultado da estranha contratação de uma empresa sem licença ambiental e desprovida de equipamentos e homens em números suficientes para realizar a coleta do lixo. A tudo isso, soma-se a crise social provocada pelo desemprego dos mais de 1.200 pais de família, dispensados pela Torre, que foi substituída abruptamente pela, até agora, desqualificada Cavo. E para justificar tamanha tragédia, João Alves Filho argumenta que a substituição da empresa coletora resultará numa economia de R$ 8 milhões para o erário. Ora, e quanto custará o tratamento futuro das vítimas dessa criminosa inundação de lixo patrocinada pela municipalidade? Prefeito, respeite Aracaju!

Patético

Sergipe assistiu ao vivo pela TV Atalaia, o secretário de Comunicação de Aracaju, Carlos Batalha, implorando para o presidente da Adema, Almeida Lima, liberar a coleta de lixo na capital, mesmo sem a Cavo possuir licença ambiental para executar o serviço. Sem pestanejar, Almeidinha negou o apelo, alegando que se assim o fizesse estaria cometendo o crime de prevaricação: “Será que esta empresa agride a legislação ambiental em Curitiba e Salvador?”, questionou Almeida. Certíssimo!

Posse marcada

O sargento PM Jorge Vieira (PR) assume amanhã uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju. Vai substituir o vereador Agnaldo Feitosa (PR), que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal da Saúde. Vieira fez a opção de ir para a reserva remunerada, sob o argumento que o mandato pertence à família militar e aos 3.714 eleitores que confiaram em suas propostas de campanha.

Reunião adiada

Ficou para depois a reunião dos partidos ligados aos irmãos Amorim. Marcado para ontem, o encontro visava discutir as eleições deste ano em Aracaju e, particularmente, a pré-candidatura do senador Eduardo Amorim (PSC). Desde que perdeu o comando do PSDB em Sergipe para o prefeito da capital, João Alves Filho (DEM), o senador não pensa em outra coisa que não seja derrotar o demista nas urnas. Essa briga promete!

Latas velhas

Oriundos do Recife, os ônibus articulados que começam a circular amanhã em Aracaju são de segunda mão. O Jornal da Cidade publica hoje que os coletivos foram fabricados em 2014 e não possuem ar refrigerado. É com estas latas velhas que a Prefeitura vai tentar enganar o povo dizendo que está concretizando o polêmico BRT. Não fosse trágico, parecia piada do cego Aderaldo!

Vavá se irrita

E o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) se irritou com a insinuação de que ele desistiu de disputar a reeleição porque está de olho no governo de Sergipe: “Se eu for desmentir que sou candidato a governador, vão dizer que quero ser presidente do Brasil. Se negar, vão inventar que pretendo presidir a ONU e se eu desmentir, dirão que desejo ser presidente do mundo”, postou Vavá no Whatsapp. Misericórdia!

Inimigos do povo

Você ainda lembra quais foram os vereadores que aprovaram o exagerado aumento do IPTU em Aracaju? Além de Vinícius Porto (DEM), que encaminhou a votação pela aprovação, foram favoráveis a este absurdo Anderson de Tuca (PRTB), Robson Viana (PMDB), Dr. Agnaldo Feitosa (PR), Adelson Barreto Filho (PSL), Manoel Matos (DEM), Valdir Santos (PT do B), Renilson Felix (DEM), Dr. Gonzaga (PMDB), Ivaldo José (PSD), Augusto do Japãozinho (PRTB), Jailton Santana (PSC), Adriano Taxista (PSDB) e Agamenon Sobral (PP). Lembre-se destes suplicantes nas eleições deste ano.

Direito garantido

Boa notícia para os amigos pescadores: o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, restabeleceu o período de defeso, que vem a ser a suspensão temporária da pesca por 120 dias para preservar algumas espécies de peixes. Na decisão, o ministro disse haver evidências que a suspensão do benefício pelo governo federal visou unicamente economizar recursos sem previamente dimensionar o dano ao meio ambiente. Cruz credo!

Fuleiragem

O desleixo do poder público resultou num prejuízo de R$ 28 milhões. Praticamente pronto, o conjunto residencial Jardim Alecrim, em Estância, foi totalmente destruído por vândalos. Segundo o deputado estadual Gilson Andrade (PTC), as 500 casas deveriam ter sido entregues em abril de 2015, mas a construtora abandonou a obra e o poder público não se preocupou em preservá-la para, posteriormente, entregá-la às famílias cadastradas. Uma lástima!

Casa nova

Em conversa com o governador Jackson Barreto (PMDB), o deputado estadual Robson Viana comunicou oficialmente que está trocando a casa peemedebista pelo PNM.  “Tivemos uma conversa tranqüila. Foi uma saída sem problemas e sem sequelas”, postou Robson no Facebook. O parlamentar continuará na bancada governista da Assembleia, porém apoiando a administração do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM).

O peso da cor

Meninos negros são as principais vítimas do trabalho infantil: 5,8% dessa população, de 5 a 15 anos, desenvolve algum tipo de trabalho. A primeira publicação do Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos, divulgada ontem, mostra que entre garotos brancos, a taxa de ocupação da mesma faixa etária é 3,7%. Entre as mulheres, a taxa é 2,9% entre as negras e 2% entre as brancas. As regiões Norte e Nordeste lideram o ranking com 5,3% e 4,9% de crianças e jovens ocupados, respectivamente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *