Últimos dias
19 de dezembro de 2016
Vale vende ativos, incluindo sua mina de potássio em SE
19 de dezembro de 2016
Exibir tudo

Sergipe também possui um pantanal, bem ali em Pacatuba

Intocado e preservado, essa região de Sergipe reserva aos visitantes um belo espetáculo

Sergipe tem um pantanal. Parece até conversa de pescador, mas o Pantanal de Pacatuba, também conhecido como Pantanal Nordestino, é composto de 40 Km² de área verde que reúne uma biodiversidade pântanos, manguezais, dunas, mar e Mata Atlântica formando um cenário harmonioso de fauna e flora. Fica localizado entre a foz do rio São Francisco e a Reserva de Santa Isabel, banhado por águas límpidas e transparentes do rio Poxim, um afluente do Velho Chico.

Intocado e preservado, essa região reserva aos visitantes um belo espetáculo, particularmente quando ocorre a cheia, nos meses de junho, julho e agosto. Nesse ecossistema sergipano você poderá encontrar macacos de várias espécies, dentre elas o Guigó, lontras, capivaras e jacarés do papo amarelo (ameaçado de extinção).

Vale contemplar, caminhar pela areia da praia, perceber a rica flora composta de plantas aquáticas raras, bromélias, mandacarus, mangabeiras, cajueiros, mandacarus e outras espécies de cactos.

A infra-estrutura turística do município ainda é mínima. Há apenas uma pousada em casa de família. No Pantanal, o melhor restaurante é o do Juarez e na sede do município vale visitar o restaurante do Zé Antônio.Ou seja, leve o lanche de suapreferência. Sempre vale lembrar de não sujar o meio ambiente.

Como chegar lá

São três as sugestões de como chegar. O primeiro é via BR-101, de Aracaju a Pacatuba são 116 quilômetros. Entrar à direita em frente a Polícia Rodoviária Federal, em Malhada dos Bois, em direção a Neópolis. Segue até o povoado Tatu. A partir desse ponto são seis quilômetros até a cidade.

A segunda opção é indo pela ponte Aracaju-Barra, via Aguilhadas. Atravesse a ponte e siga em direção ao município de Pirambu. No entroncamento de Pirambu, pegue à direita até a entrada do povoado Aguilhadas. Pela estrada de chão são 83 km.

A terceira e última também é pela ponte Aracaju-Barra, via Japaratuba. Atravesse a ponte e siga em direção a Pirambu. No entroncamento de Pirambu pegue à direita e siga para Japaratuba e pegue a BR-101 em direção a Neópolis.

O Pantanal Nordestino é considerado um exemplo de conservação da natureza por manter ainda intacta uma extensa região de rara biodiversidade. A região guarda muitas surpresas para quem aprecia um programa voltado com o contato com a natureza. O passeio de canoa é uma indispensável opção para os amantes da ecologia.

Fonte: Blog Econativus (Crédito/pacatubaemfoco.com.br)

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *