Autorizado concurso para o Corpo de Bombeiros de Sergipe
11 de março de 2016
Governo só paga aposentados amanhã
11 de março de 2016
Exibir tudo

Sergipe realiza primeira audiência via videoconferência

Este tipo de audiência evita fugas e reduz os custos do sistema penitenciário

O Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan) foi palco da primeira audiência via videoconferência de Sergipe. Esta ação é uma realização do governo do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça e com apoio da seccional da OAB, da Defensoria Pública e do Ministério Público.

A implantação dessa tecnologia visou modernizar o sistema prisional sergipano, além de otimizar a logística de trabalho e reduzir os custos, em um momento que o governo enfrenta crise financeira. “O serviço diminuirá os custos aplicados em combustível e veículos para o deslocamento de escolta, além de trazer benefícios também para o interno que participará da audiência”, observa o defensor público, Vinícius Barreto.

“Entendo que esse aprimoramento do serviço jurisdicional, através da tecnologia, é inevitável e a Defensoria Pública será sempre parceira das demais instituições que faz o sistema de justiça, para garantir que essa evolução tecnológica não suprima direitos e garantias fundamentais do assistido. Se de um lado é direito do assistido ter uma apuração razoável do processo, também o é ter um processo que respeite um amplo direito de defesa, que respeite o contraditório, não havendo superação nesses direitos, nessas garantias, a Defensoria entende que o preso só tem a ganhar,” afirmou o defensor público.

Segundo o secretário estadual da Justiça, Antônio Hora Filho, esta ação consolida a política de modernização do sistema prisional: “Com a realização de audiências por videoconferências nós temos a possibilidade de dar maior celeridade nos processos dos internos, objetivando em médio ou longo prazo uma diminuição da super população carcerária. Sergipe dar um grande passo visando combater a super população carcerária. Temos certeza que, num futuro próximo, teremos no sistema prisional um número de detentos compatível com a quantidade de vagas do sistema,” disse, Antônio Hora Filho.

Fonte: Ascom/Sejuc (Crédito/anamages.org.br)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *