Livro trata sobre peregrinação a Divina Pastora
29 de março de 2016
Contas de energia elétrica vão ganhar bandeira verde
29 de março de 2016
Exibir tudo

Sergipe ganha reforço de 120 novos policiais civis

O governador Jackson Barreto (PMDB) empossou nesta quarta-feira (30), 120 novos policiais civis. A solenidade de nomeação de escrivães e agentes de Polícia Judiciária da Polícia Civil aconteceu às 9h30 no Teatro Tobias Barreto. Foram nomeados 20 escrivães, 04 deles na condição de pessoa com deficiência. Desses 20 escrivães, dez passarão a exercer os cargos a partir de 02 de maio de 2016, enquanto que os outros exercerão os cargos a partir de 1º de junho de 2016.

São 100 os nomeados no cargo de agente de polícia judiciária substituto classe de Acesso. Desses, 13 serão nomeados na condição de pessoa com deficiência. Vinte passarão a exercer suas funções a partir de 02 de maio, 20 a partir de 1° de junho, 30 a partir de 1° de julho e outros 30 a partir de 1° de agosto. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário inicial para ambos os cargos é de R$ 4.500.

Em dezembro de 2015, 460 candidatos participaram da solenidade de formatura que marcou o encerramento do Curso de Formação da Polícia Civil para os cargos de Escrivão Substituto e Agente de Polícia Judiciária Substituto, em Aracaju.

A solenidade foi a conclusão da quarta etapa do concurso iniciado em 2014. Candidatos a agentes e escrivães já haviam passado pelas duas primeiras fases do certame, que consistiam em uma prova escrita, realizada em novembro de 2014, sobre conhecimentos gerais e específicos; e a segunda fase, eliminatória, uma prova de capacidade física e realização de exame psicotécnico.

Formação

Com duração de três meses e 400 horas de atividades, seguindo a Matriz Curricular Nacional de Segurança Pública elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), na terceira etapa – Curso de Formação -, ocorrida na Academia de Polícia Civil (Acadepol), foram ministradas aulas referentes a técnicas modernas de investigação, manejo e emprego de arma de fogo, inquérito policial, prática cartorial, entre outras atividades.

No encerramento da terceira etapa, foi realizada uma prova final sobre o conteúdo prático das disciplinas. Já a quarta e última fase, de caráter classificatório, foi a prova de títulos apresentados pelos candidatos aprovados nas etapas anteriores. Ainda no início de fevereiro foi homologado o resultado final da seleção pelo Diário Oficial do Estado.

O concurso, realizado pelo Governo do Estado em 2014, faz parte de uma política de investimentos na área da Segurança Pública. Nesse sentido, o Estado viabilizou uma quantia de R$ 1,5 milhão para a formação dos cerca de 460 homens e mulheres participantes do Curso.

A verba foi gasta com aquisição de diversos materiais, como: 200 novas armas, entre carabinas de calibre .30 e .40 para treinamento; 100 mil munições de treinamento; coldres de cintura ostensivo; equipamentos de proteção e segurança individual; fardamento; ajuda de custo (bolsa) para os alunos em formação; além do fornecimento de alimentação – fato inédito na história dos cursos de formação realizados pela Acadepol. Desde 2001, não era feito um concurso integrado para os cargos de agente e escrivão da Polícia Judiciária de Sergipe.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *