Cai repasse do FPE para Sergipe
14 de março de 2016
Incra compra fazenda para reforma agrária
14 de março de 2016
Exibir tudo

Sergipe ganha Fórum de Segurança Pública

Jackson diz que o trabalho conjunto gerará resultados positivos para a população

O governador Jackson Barreto (PMDB), ao lado do procurador geral do Ministério Público de Sergipe (MPE/SE), Rony Almeida, e do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), desembargador Luiz Mendonça, participou, nesta segunda-feira (14), do lançamento do Fórum Estadual de Segurança Pública. Foi durante o 1º Seminário “O Ministério Público na Defesa da Segurança Pública”, promovido pelo MP/SE, na sede da instituição, em Aracaju.

A ação está inserida dentro do cronograma proposto pela força tarefa articulada entre o Governo, MP/SE e Judiciário e dá início ao conjunto de medidas a serem adotadas entre instituições e órgãos ligados à segurança pública do Estado para o combate à violência e criminalidade em Sergipe.

O Fórum visa servir de instrumento para fomentar a adoção, no estado, de medidas propostas pelo Ministério da Justiça, através do Pacto Nacional pela Redução de Homicídios, à semelhança de planos já adotados em outros estados da Federação, a exemplo do “Pacto pela Vida” (Pernambuco e Bahia), “Estado Presente” (Espírito Santo”), e “Ceará Pacífico”. Para tanto, foi assinada, na ocasião, Carta de Compromisso entre as instituições envolvidas no Plano Integrado de Segurança Pública de Sergipe.

Resultados positivos

Segundo o governador, a intenção é que esse trabalho conjunto gere resultados positivos para segurança dos sergipanos. “Parabenizo o Ministério Público pela iniciativa. Buscamos efetivar políticas que resultem em uma melhor segurança para o nosso povo. Reunimos-nos no último dia 29 de fevereiro e definimos que só conseguiremos reduzir a violência no nosso estado através desse trabalho integrado.

A segurança pública não é uma responsabilidade apenas do Executivo, o Judiciário e o MP/SE também estão envolvidos nesse processo e demonstram seu compromisso a partir desta iniciativa. Essa somação de forças é para oferecer aos sergipanos a segurança que eles precisam, pois investir em segurança é investir no que é de mais precioso para um estado, as vidas dos seus cidadãos”.

Jackson lembrou que, apesar das dificuldades financeiras do Estado, que manteve o funcionamento da máquina pública no ano de 2015 com um orçamento equivalente aos dos anos de 2008 e 2009, quando os custeios eram bem inferiores aos atuais, o Executivo tem investido na Segurança Pública, com o aumento de efetivo, realização de concursos para as polícias Civil, Militar e Perícia e aquisição de novos equipamentos para os profissionais da área.

Combate ao crime

De acordo com o procurador geral, Rony Almeida, o Fórum Estadual de Segurança Pública, como instrumento de integração entre o Ministério Público, o Poder Judiciário e o Poder Executivo, especificamente por meio das Polícias Civil e Militar de Sergipe, terá entre suas prioridades o combate a crimes, sobretudo, com foco na redução de homicídios no estado.

“Vamos congregar Estado, sociedade, órgãos e instituições, porque entendemos a segurança pública como uma prioridade. Focaremos na redução da taxa de homicídios em Sergipe. O Ministério Público que colaborar com a segurança em Sergipe se colocando como um dos atores principais, junto ao Governo do Estado, o Judiciário e os órgãos de Segurança. Entendemos que esta causa não é de uma única instituição, é do Estado e todos nós somos o Estado. Digo mais, é uma causa também da sociedade, precisamos promover uma política de paz”, disse Rony Almeida.

O presidente do TJ/SE, desembargador Luiz Mendonça, também destacou o desempenho do Executivo e reforçou a importância da iniciativa do MP/SE. “Vejo a importância desse trabalho desenvolvido e orientado pelo Ministério Público, que chama todos para integrar forças para combater a criminalidade. Parabenizo ao Dr. Rony pela medida. Vemos também a boa vontade do Governo do Estado, que tem investido para aumentar o efetivo dos profissionais da Segurança Pública. Notamos que a Segurança Pública está em boas mãos. O TJ está aqui para honrar este compromisso. Sergipe precisava disso”, enfatizou.

Fonte e foto: ANS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *