Trem descarrilado
26 de agosto de 2016
Parte de Aracaju está sem água
26 de agosto de 2016
Exibir tudo

Segundo o Ibope, Aracaju é a pior capital do país em saúde pública

Aracaju é a capital brasileira onde a saúde municipal é pior avaliada pela população. Pelo menos é o que revela pesquisa feita pelo Ibope e divulgada nesta sexta-feira pelo jornal O Globo. Recentemente, o vereador Emmanuel Nascimento (PT) disse que “o prefeito João Alves Filho (DEM) prometeu que em seis meses resolveria todos os problemas da saúde. De lá pra cá a pasta já teve seis secretários, já estamos no fim da gestão e nada foi feito”. Segundo o petista, as unidades de saúde vivem sem remédios e não há médicos em número suficiente para atender aos pobres.

A matéria de O Globo informa que em todas as regiões do país, não importa se o estado é pobre ou rico, a Saúde aparecesempre como a maior preocupação do eleitor. Segundo dados das últimas pesquisas Ibope em 19 capitais do país, a área é apontada como aquela com os maiores problemas na opinião da maioria do eleitorado. Em algumas capitais, como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Velho, Macapá e Aracaju, mais da metade dos eleitores vê esse setor como o mais problemático, e a distância entre a Saúde e a área mencionada como a segunda pior nesses municípios chega a ser de mais de 30 pontos percentuais.

Segundo a diretora do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, enquanto outros temas, como inflação e desemprego, saíram do topo da lista de preocupações dos eleitores desde os anos 1980, a Saúde tem sido “um problema crônico”.

Mas a capital com a maior parcela de eleitorado crítica à Saúde, entre os municípios pesquisados, é Aracaju, onde 61% dos eleitores entrevistados veem o setor como aquele com mais problemas, seguido da Segurança, com 14%. A capital de Sergipe é seguida por Macapá, onde 59% dos eleitores do município se preocupam mais com a Saúde; em segundo lugar no ranking das áreas mais criticas, vem a Segurança, com 10%.

Veja matéria completa em O Globo. (Crédito/Infonet)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *