Decisão judicial faz Petrobras ameaçar fechar Suape
1 de fevereiro de 2017
Leia o resumo dos jornais desta quinta
2 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Justiça manda paralisar obra da empresa Torre em Socorro

Canteiro de obras do Polo de Gerenciamento de Resíduos Itacanema

Após pedido do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), a Justiça Federal emitiu a terceira decisão proibindo a empresa Torre Empreendimentos de continuar as obras do Polo de Gerenciamento de Resíduos Itacanema, em Nossa Senhora do Socorro. A decisão também impede a Adema de emitir novas licenças ambientais para a área e determinou multa diária de R$ 100 mil por descumprimento da decisão.

Apesar de duas decisões anteriores, a empresa continuava fazendo intervenções no terreno, com consentimento da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que tem o poder de impedir as irregularidades. O descumprimento das decisões judiciais foi constatado em relatórios de perícias e diligências reunidos pelo MPF/SE e apresentados à Justiça, que acatou os pedidos do MPF.

A Justiça determinou ainda que do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realize vistoria no local e emita relatório sobre as obras. A decisão em relação ao Ibama atende parcialmente os pedidos do MPF, que requereu que a Adema fosse impedida de fiscalizar e emitir licenças ambientais no local, ficando o Ibama responsável pela proteção da área.

Na decisão, a juíza também determinou o envio de cópia da ação à Polícia Federal, para que seja investigada a possibilidade de crime de desobediência por descumprimento da decisão judicial.

Irregularidades – A justificativa da empresa para as intervenções realizadas no terrreno após as obras terem sidos impedidas é de que tem licenciamento ambiental da Adema para realizar obras na área embargada pela Justiça. As licenças apresentadas pela Torre são para um aterro sanitário de resíduos industriais perigosos e uma ampliação da Unidade de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (URCC) que já funciona no local.

Em diligências realizadas pelo MPF/SE, foi constatada a construção de valas e taludes, com implantação de drenos impermeabilização do solo. As intervenções, de acordo com os técnicos, não correspondem a uma ampliação da Unidade de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, mas são típicas de um aterro sanitário.

Fiscalizações realizadas no local mostram claramente as intervenções da empresa e apontam áreas em que a vegetação estava em processo de recuperação e que foram escavadas para a instalação das valas.

De acordo com o MPF, as perícias mostram que a empresa continuava construindo o aterro, obra que já foi proibida pela Justiça, com a anuência da ADEMA, que vem concedendo licenças para realização de intervenções na área e não vem exercendo seu poder de fiscalização de forma eficiente.

Entenda o caso

Desde o ano 2000, a Torre busca a construção do aterro na região. Ao longo do tempo, órgãos como o Ibama, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e o próprio MPF indicaram que a área é inapropriada para construção do Polo de Gerenciamento de Resíduos, entre outros motivos, devido ao risco de contaminação de aquíferos subterrâneos e atração de aves a um perímetro que gera riscos à aviação, pela proximidade com o Aeroporto Santa Maria.

Os pedidos principais da ação do MPF são para que a Justiça impeça a implantação do Polo de Gerenciamento de Resíduos Itacanema no local.

O processo tramita na Justiça Federal e pode ser acompanhado através do número 0800930-63.2013.4.05.8500.

Fonte: Ascom/MPF (Crédito/f5news)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *