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Crise econômica passa por longe do diversificado Grupo Maratá

O Grupo Maratá foi fundado há 45 anos pelo empresário José Augusto Vieira

Com um faturamento de R$ 1,8 bilhão em 2015, o grupo sergipano Maratá não sabe o que é crise econômica. Ao contrário, segue investindo forte para aumentar seu portfólio de 80 produtos, com cerca de 480 variedades, que vão desde o fumo ao café, derivados de milho, refrescos em pó e chás, achocolatados, sucos prontos, gelatinas, temperos, adoçantes, copos descartáveis e filtros para café.

De acordo com o diretor da Maratá, economista Antônio Carlos Borges, das seis indústrias controladas pelo grupo, a de milho foi a que apresentou maior crescimento no ano passado: exagerados 35%. Localizada em Lagarto, a fábrica produz Flocão, Flocos de milho, fubá fino e grosso, canjica amarela, canjica branca, mingau, farinha láctea, entre outros produtos.

Responsável pela geração de 4 mil empregos diretos, o grupo tem o café como carro chefe: “Ele ajuda a vender outros produtos como farinha de milho, condimentos e sucos”, revela Carlos Borges. O diretor explica a estratégia usada para escapar da recessão: “Quando percebemos que a crise econômica seria muito forte, fizemos ajustes e utilizamos equipamentos mais modernos para tornar as indústrias mais eficientes e produtivas. Estas iniciativas ajudaram o grupo a superar as dificuldades do mercado”, ensina.

Gota nos EUA

A Pimenta Gota é o que se pode chamar de a vedete do grupo sergipano. Produzindo mensalmente 2,7 milhões de garrafinhas com 150ml, a Maratá é líder absoluta na  venda deste condimento nos mercados do Norte e do Nordeste, tendo se destacado na região Sudeste. No ano passado, a pimenta também chegou ao Sudoeste brasileiro. Atualmente, é possível encontrar a Gota até em supermercados da cidade norte-americana de Miami. “Não somos nós que a importamos. Alguém a compra aqui no Brasil e leva para revender nos Estados Unidos”, explica Carlos Borges.

O grupo empresarial foi fundado em Lagarto há 45 anos pelo empresário José Augusto Vieira. Ele começou como beneficiador de fumo, atividade que mantém até hoje, e depois diversificou para café e outros produtos que compõem o extenso portfólio. O conglomerado de empresas criado por José Augusto atua nos mais variados segmentos do mercado, tais como alimentos, agronegócios (pecuária e citricultura), descartáveis, embalagens plásticas, construção civil, exportação, dentre outros.

Por Adiberto de Souza (Crédito/agencia.se.gov.br)

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