Confiança treina pensando no River do Piauí
22 de junho de 2016
Escolas com alunos de até 12 anos não terão refrigerantes
22 de junho de 2016
Exibir tudo

Comerciantes são acusados de ameaçar empregados

“É vergonhoso o tratamento que os comerciários e comerciárias de Sergipe vêm sofrendo por pressões do setor patronal. Nunca se viu o trabalhador do comércio perder o seu piso normativo da categoria e ainda ser ameaçado diariamente pela implantação da maior ferramenta de exploração que é o banco de horas. Como se isso tudo fosse pouco, ainda querem retirar dos trabalhadores o índice de produtividade, já conquistado há muitos anos”, a queixa é do presidente da Federação dos Comerciários e Serviços do Estado de Sergipe, Ronildo Almeida.

Segundo ele, o que os comerciários sergipanos estão vivendo é mais uma crise moral do que econômica. “A verdade é que o patronato deve aos seus trabalhadores, não só reajuste salarial, como também a discussão de novas conquistas para a convenção coletiva de trabalho 2016/2017. Não se pode admitir que esses mesmos patrões que negam salários, retira conquistas e acha que estão fazendo o certo, continuando com a exploração contra a classe trabalhadora”, afirma Ronildo.

Para o presidente da Federação, o reajuste salarial é uma dívida do patronato para com seus trabalhadores, desde maio de 2015 a 30 de abril de 2016. “O que queremos é ser tratados dignamente como trabalhadores e trabalhadoras, pois a condição imposta neste momento é constrangedora, pela própria pressão psicológica a qual estamos sendo submetidos”, frisa. Ronildo lembra que “são esses mesmos patrões que quando dos seus lucros só beneficiam eles e seus familiares, mas quando há ameaça na economia ou qualquer mínima dificuldade, os trabalhadores tem que assumir prejuízos incalculáveis. Apelamos ao bom senso do empresariado do comércio e serviços de Sergipe, para que respeitem os seus trabalhadores”.

 Ronildo Almeida segue afirmando que a categoria não pode concordar que, nos dias de hoje, “atitudes e posições dessa natureza prevaleçam com esses espíritos retrógados, atrasados e humilhantes. Esperamos contar inclusive com o apoio da sociedade e a classe politica, que ouve os empresários e que coloquem nas suas conversas, as necessidades dos trabalhadores, pelo que representa os profissionais dessas áreas, responsáveis também pelo crescimento de nosso Estado, através de sua força de trabalho e não se prevaleçam da miséria em que hoje se encontram”.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *