Governo e Prefeitura de Aracaju fecham nesta quinta
23 de março de 2016
Empresa é destaque no mercado de tecnologias
23 de março de 2016
Exibir tudo

Canhões expostos à visitação

O acervo de 11 canhões e 12 balas do século XIX do Museu de História de Sergipe foi reaberto para visitação em uma nova sala, após um intenso processo de manutenção voltado à conservação. O Museu fica localizado na Praça São Francisco, em São Cristóvão. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Diretoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), a manutenção atende a uma orientação do Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A recuperação das balas e canhões contou com a retirada da ferrugem, hidratação e selagem das peças com cerra de carnaúba, o que irá amenizar os efeitos e desgastes do tempo.  O projeto de conservação também incluiu a confecção de novas carretas de madeira de maracatiara, que servem de suporte para os canhões. Seguindo o modelo de uma original que foi restaurada, as carretas mantêm uma uniformidade com as mesmas características da época. Além de contribuir com a conservação, elas facilitarão o manejo e remoção dos canhões que são muito pesados. A manutenção foi executada pelo técnico em restauração Henrique Braga.

Os canhões

Os canhões que fazem parte da coleção do Museu Histórico de Sergipe são remanescentes do século XIX e pertenceram aos batalhões de Sergipe na Guerra de Canudos e Revolta Tenentista. Acredita-se que o maior canhão pertenceu a Pedro Lobatut, quando esteve em Sergipe em 1822 e foi contratado para garantir a aclamação de D. Pedro I, como Imperador do Brasil.

Segundo a representante do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kleckstane Lucena, os canhões representam não só a história do município, mas também do país. “Houve uma preocupação com a conservação das peças, e essa é uma forma de valorização do nosso patrimônio, da nossa própria história”.

Fonte e foto: Ascom/Secult

 

Compartilhe:

Os comentários estão encerrados.