Prefeito eleito de São Cristóvão busca recursos em Brasília
18 de outubro de 2016
Embrapa alerta que nova praga pode chegar em Sergipe
18 de outubro de 2016
Exibir tudo

Assembleia Legislativa apóia regulamentação da vaquejada

A Assembleia Legislativa de Sergipe realizou nesta terça-feira (18) uma audiência pública sobre a regulamentação da vaquejada no Nordeste. A proposta, de autoria deputada estadual Silvia Fontes (PDT), tem como objetivo declarar apoio ao Movimento Vaquejada Legal, em decorrência da decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF), proferido pelo Ministro Marco Aurélio, no último dia 06 de outubro, onde declara a vaquejada inconstitucional no Estado do Ceará, abrangendo todo o nordeste.

De acordo com Silvia Fontes, “a discussão sobre o tema é relevante, uma vez que a vaquejada hoje é uma atividade desportiva e cultural, ao tempo mostrar a sociedade sergipana que o esporte é legal, onde existe todo um cuidado com o animal, e vários segmentos envolvidos, que vai desde a economia ao turismo”. A parlamentar disse ainda que “cem anos de tradição e cultura popular da vaquejada não pode ser banida dos calendários”.

Para o presidente da Alese, o deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), “defender essa causa é nosso papel, é dever dessa casa”, afirmou acrescentando que “são milhares de pessoas que dependem do emprego, de onde tiram o sustento do seu lar, e além disso, existe a tradição cultural”, salientou.

 Bispo acrescentou em seu discurso que se deve respeitar a decisão do STF e explicou a necessidade e o direito de esclarecer o tema com a sociedade. “Autorizei a criação de uma comissão da Alese para irmos ao TJ-SE e ao MPE para pedirmos o apoio a essa causa”, ressaltou.

Segundo o deputado Venâncio Fonseca (PP), a decisão do STF contra os vaqueiros do nordeste foi injusta e equivocada. Para ele, a vaquejada se trata de uma cultura nordestina de muitos anos, e milhares de pessoas dependem dessa profissão. ” A vaquejada está cravada nos corações dos nordestinos”, disse.

 De acordo com a médica veterinária Juliana Araújo, a iniciativa da deputada Silvia Fontes é fundamental, uma vez que esclarece a população a cerca de tudo que envolve a vaquejada como atividade legal e desportiva. ” Na vaquejada não existe maus tratos com os animais, pelo contrário, existe um tratamento diferenciado com os animais, seja para os bovinos ou equinos, que vai desde a fiscalização dos animais, até a separação nos pastos”, frisou Juliana.

 Ainda de acordo com Juliana Araújo, toda a vaquejada tem um veterinário habilitado responsável por atestar sobre a saúde do animal e sua aptidão para a prova; além de examinar os animais na sua entrada e saída da pista, bem como lidar com as emergências, explicou.

 Para o advogado da Associação Sergipana dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha, Milton Eduardo, “a vaquejada é uma atividade esportiva e cultural, onde gera emprego, da movimento a economia. ” Na vaquejada os animais são preparados para serem atletas, além de serem animais inspecionados. Não há qualquer maus tratos com os animais”, afirmou.

 Na ocasião, a mesa diretora foi composta pelos deputados estaduais, Silvia Fontes, Luciano Bispo, Luciano Pimentel, Venâncio Fonseca, Jairo Santana, além do Secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy Filho, do médico veterinário inspetor oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha, Breno Cavalcante, Nelson Emanuel, representando as Associações de Vaquejadas de Sergipe e Roberta Franco, representando os criadores e empregadores do segmento da equino cultura.

História da Vaquejada

A Vaquejada é uma tradição que vem de geração em geração há centenas de anos. Na sociedade atual além de mantenedor da cultura de uma região do país é a mola propulsora da economia dos Estados Nordestino. Sendo o carro chefe de toda a indústria do cavalo Quarto de Milha. A Vaquejada está contida como patrimônio cultural nordestino, que vem passado de pai para filho trazendo em suas raízes a tradição através do esporte, a criação de empregos diretos e indiretos e o sustento de milhares de famílias.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *