Rezadeiras, as médicas de Deus
25 de março de 2016
Exército fala sobre a crise
25 de março de 2016
Exibir tudo

Hoje é dia de queimar Judas

Um antigo costume trazido pelos portugueses e espanhóis para a América Latina, desde os primeiros séculos da colonização européia, a Queima ou Malhação de Judas, ainda é mantido em Sergipe. Em Aracaju, os bonecos que representam Judas e serão queimados neste Sábado de Aleluia (26) estão sendo vendidos entre R$ 40 e R$ 70 na Zona de Expansão.

O boneco representa o personagem bíblico Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo e o entregou ao Sinédrio – conselho supremo e representação dos judeus perante os romanos – por 30 moedas. Com a prisão de Jesus, o traidor arrependeu-se, tentou restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda. A brincadeira seria uma maneira de os católicos se vingarem da traição contra o filho de Deus. Antes de o boneco “morrer” enforcado, como o traidor, apanha e é bastante xingado.

Para alguns historiadores, a tradição seria uma transfiguração da perseguição que os judeus sofreram na época da inquisição. Para outros, o Judas queimado seria uma personalização das forças do mal, vestígio de cultos realizados em várias partes do mundo para obter bom resultados no início e no fim das colheitas. Há ainda alguns historiadores que afirmam o costume ser remanescente da festa pagã dos romanos.

A brincadeira, que em muitas cidades se perdeu principalmente por falta de lugar apropriado e pelo perigo, acontece na Semana Santa, especificamente no sábado de Aleluia ou Domingo de Páscoa. Os bonecos são vestidos com paletó velho, camisa, calça, sapatos, meias colocadas nas mãos e gravata. Normalmente, o corpo – recheado com trapos, panos velhos, raspas de madeira e jornais – é pendurado em postes de iluminação pública, galhos de árvores, porteiras, currais, e depois apanham, são rasgados e queimados.

Cara dos políticos

De algum tempo pra cá, personalidades do mundo político, econômico, artístico ou esportivo, que caem no desagrado popular, têm sua fisionomia estampada no Judas para serem ridicularizadas e tripudiadas.

Outra curiosidade é o “testamento”. Trata-se uma sátira das pessoas e coisas locais, preferencialmente escrita em versos. É colocado no bolso do boneco, e alguém deve tirá-lo e ler para todos. A brincadeira só tem graça para o povo da cidade que vive o seu dia-a-dia e conhece os personagens com quem ou a quem o Judas se refere.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *