Apesar de muito copiada, a arte de Beto Pezão é inconfundível
18 de fevereiro de 2017
Paciente com malária está na UTI
18 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Alimentos congelados conquistam consumidores

Os alimentos congelados ou semiprontos já representam 60% do investimento entre os supermercadistas

As refeições congeladas, como lasanhas, macarrões, pizza, sanduíches, caíram no gosto e no bolso de quem não tem muito tempo de ir para a cozinha ou pouca intimidade com o fogão. Pesquisa nacional feita pela o Ibope, traçou o perfil do consumo de alimentos no Brasil. O estudo identificou que as prioridades dos consumidores são conveniência e praticidade.

Pensando em agradar seus clientes, os supermercados têm investido cada vez mais na área de frios. Os alimentos congelados ou semiprontos já representam 60% do investimento entre os supermercadistas. O gerente de um supermercado, Eliezer Domingos, afirma que o consumo desse tipo de alimento é comum entre solteiros e casais muito atarefados, sem muito tempo para cozinhar e que preferem evitar os gastos com restaurantes.

Morando sozinho há cerca de três anos, o técnico em laboratório André Ferreira, 33 anos, conta que encontrou nas refeições congeladas uma forma de rápida e econômica de almoçar. Ele sabe que a opção não é a mais saudável do ponto de vista nutricional, mas garante que não exagera. “Eu até gosto de cozinhar, mas não tenho muito tempo durante a semana. Em geral, eu levo alguma massa para almoçar, até porque, se fosse fazer essa refeição num restaurante perto do trabalho, ficaria pesado no orçamento”, contou. Os alimentos congelados representam cerca de 15% da feira mensal de André Ferreira.

Para a nutricionista Edileide Freitas, os congelados industrializados não são tão prejudiciais quanto se imagina. “Tudo depende de como e quanto se come esse tipo de congelado. É preciso ter mais atenção com os alimentos mais gordurosos, como as lasanhas que contêm queijo. Fora isso, esse alimento pode ser consumido. É bom ficar de olho nos nutrientes que ele pode oferecer”, explicou a especialista.

Ainda de acordo com a nutricionista, a alimentação diária deve ser diversificada, tornando o cardápio mais rico. Além disso, é necessário que cada refeição contenha nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais e hidrato de carbono. “Os alimentos congelados conseguem reter seus nutrientes por bastante tempo. O cuidado é com a forma de preparo daquela comida que será congelada”, ensina Edileide.

Fonte e foto: Uol

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *