Museu Histórico guarda um patrimônio valioso
16 de agosto de 2017
Higienizar as mãos reduz infecções hospitalares
17 de agosto de 2017
Exibir tudo

Laranjeiras preserva tradição

Inserido nos festejos de Santos Reis, o Encontro acontece há mais de quatro décadas

Tradição entre os laranjeirenses, a dança em homenagem a São Gonçalo do Amarante é muito admirada pelos visitantes daquele município. Segundo a lenda, o santo teria sido um marinheiro que tirou muitas mulheres da prostituição, através da música alegre que fazia com a viola. A dança é acompanhada por violões, pulés (instrumentos feitos de bambu), e caixa. Este último instrumento é tocado pelo “patrão” – homem vestido de marinheiro, numa alusão a São Gonçalo do Amarante.

Esta manifestação cultural foi preservada pela comunidade quilombola da Mussuca, localizada em Laranjeiras, a 23 km de Aracaju. Naquele município a dança de São Gonçalo é formada basicamente por homens, tendo como característica a louvação ao santo e ao pagamento de promessas. A festa acontece na própria comunidade durante a Semana Santa, mas o pagamento de promessas pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que o promesseiro assuma todas as despesas como o evento.

O São Gonçalo é composto, em sua maioria, por trabalhadores rurais, que se vestem de mulher, representando as prostitutas. Este é um dos grupos folclóricos mais apreciados de Sergipe pela singeleza da dança e da música.

Os movimentos muito sensuais parecem mais um jogo de conquista, já que os dançadores representam prostitutas que São Gonçalo recuperou através da dança. Não é à toa que os homens se vestem com saias, fitas coloridas e colares. Tudo isso serve para simbolizar as prostitutas.

A religiosidade do grupo é visível. Assim que começa a brincadeira eles fazem o sinal da cruz. Quando termina também. Para acompanhar o gesto, os brincantes cantam: “Nas horas de Deus amém. Padre, Filho, Espírito Santo. Essa primeira cantiga que pra São Gonçalo eu canto”.

Segundo relatos dos mais velhos, São Gonçalo era o padroeiro da Mussuca. Não se sabe ao certo o motivo para o santo perder a importância entre os religiosos. Uns dizem que foi uma imposição da Igreja Católica, outros garantem que por decisão dos próprios moradores o padroeiro da comunidade passou a ser Senhor da Cruz

Rituais afro

Apesar de louvar um santo católico, a dança lembra movimentos de rituais afro. Mais uma vez isso fica comprovado também na letra das músicas. Um dos versos mais conhecidos do São Gonçalo diz: “Vosso reis pediu uma dança, é de ponta de pé, é de “calcanhá”. Onde mora vosso reis de Congo…”

São Gonçalo morreu em 1262 e foi canonizado somente em 1561. O rei de Portugal Dom João III, um grande devoto, foi um dos primeiros a empenhar-se para a beatificação do Santo em Roma. Em Portugal a sua festa é realizada em Amarante, no dia 7 de Junho.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *