Laranjeiras preserva tradição
16 de agosto de 2017
Morre o ator Paulo Silvino
17 de agosto de 2017
Exibir tudo

Higienizar as mãos reduz infecções hospitalares

As bactéria e germes encontrados nas mãos podem ser eliminados com a ação mecânica de higienização com água e sabão

O hábito de higienizar as mãos, no ambiente hospitalar, é essencial para a prevenção e redução das infecções, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. No Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), esse ritual é colocado em prática diariamente, colaborando para uma saúde individual e coletiva. A higienização das mãos é, sem dúvidas, a rotina mais simples, eficaz e de maior importância no controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada pelo profissional de saúde, no início e no termino de uma tarefa.

Como as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada ao paciente, conscientizar os funcionários e os acompanhantes dos pacientes a respeito da importância de sempre lavar as mãos é uma medida simples e que ajuda a salvar vidas. As bactéria e germes encontrados nas mãos podem ser eliminados com a ação mecânica de higienização com água e sabão, além da formulação anti séptica de álcool a 70% em gel, eficaz contra todos os tipos de germes.

De acordo com a fisioterapeuta do Núcleo de Segurança de Paciente do Huse, Genny Guarabyra, a higienização das mãos é um evento adverso que acontece no hospital e é a principal forma de prevenir as infecções hospitalares. “A Organização Mundial da Saúde, vem incentivando o uso da preparação alcoólica, a gente não tem falta do insumo na unidade, temos alguns problemas com relação aos dispensadores porque a demanda do hospital é muito grande e a adesão a gente vem trabalhando com a questão da educação continuada com esses profissionais para que isso faça parte da cultura do hospital e para ter as práticas incorporadas no dia a dia de trabalho”, explicou.

O Huse tem estudos que mostram o impacto significativo que o aumento da adesão causa nas taxas de infecção. Colaborando com o que a literatura já diz, inclusive com impacto na redução da mortalidade por infecção hospitalar. Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes, incluindo o vírus da gripe H1N1, além de comprovadamente eliminar mais de 90% das bactérias.

Quando lavar as mãos

As mão devem ser higienizadas sempre, principalmente no início e no fim da jornada de trabalho, antes e após utilizar o banheiro, depois de manusear material contaminado, após assuar ou coçar o nariz, cobrir a boca para espirrar, antes de comer e beber ou manusear alimentos, após manusear lixo comum, biológico ou caixas de descarte de materiais perfuro cortantes, entre outros.

As técnicas para a melhor higienização das mãos é retirando primeiramente anéis, pulseiras e relógio, ensaboar as mãos aproximadamente 3 a5ml de sabão (de preferência líquido), enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, enxugar as mãos com papel toalha.

Foto e fonte: Ascom/Saúde

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *