Indústria mais confiante
22 de agosto de 2017
Visita de Lula teve até “barraco”
22 de agosto de 2017
Exibir tudo

Lançamento do “Lidera Turismo” foi um sucesso em Aracaju

A analista Bianca Faria disse que o programa objetiva criar uma agenda integrada do turismo

O Programa Lidera Turismo foi lançado em Aracaju. O projeto é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a SEMICT – Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo. O Lidera Turismo é mais uma ferramenta que irá ajudar no trabalho para transformar Aracaju num Destino Turístico Inteligente e conta com o apoio do Trade Turístico.

O Lidera Turismo tem como público alvo os gestores públicos, técnicos do turismo, lideranças empresariais e membros dos conselhos municipais de turismo. A proposta é trabalhar o panorama do cenário turístico mundial dentro dos seguintes eixos: visão sistêmica de sustentabilidade e interdependência, inovação e experiência (conhecimento, tecnologia e vivência) e gestão empreendedora.

Segundo a analista do Sebrae Bianca Faria, o programa Lidera Turismo tem como objetivo principal contribuir para a criação de uma agenda integrada do turismo nos municípios, com bases sustentáveis e estimulando ações estratégicas de desenvolvimento local e regional. “Por meio de  planos e direcionamentos, o programa também contribui para fomentar o destino turístico regional, em busca de melhoria na gestão de empresas. Ele terá início em Sergipe pelo município de Aracaju”, explica a gestora do Programa em Sergipe.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, enalteceu mais essa parceria firmada com o Sebrae na busca de caminhos que potencializem o destino Aracaju a partir de um processo de construção com todos os agentes que trabalham na atividade turística. “Esta iniciativa do Sebrae, em parceria com a Semict e com o trade turístico, certamente irá contribuir para o fortalecimento do nosso turismo, sobretudo porque prioriza o planejamento e a governança”, considerou.

Atuação

As localidades são escolhidas pela densidade empresarial e pelo significativo fluxo turístico existente. O lançamento do programa terá duração de 3 meses e contará com 6 encontros com lideranças do segmento de Turismo. Dentre as principais ações do programa estão: oficinas com especialistas, realização de consultorias, tutorias, seminários técnicos e workshop de projetos.

A proposta é criar um ambiente de colaboração entre todos os setores que compõem a atividade turística, com vistas à construção de um planejamento uniforme. “Todo mundo trabalhando com o mesmo objetivo, trabalhando as mesmas estratégias e ações durante os seis encontros presenciais”, explica Marcela Saad, coordenadora de projetos de turismo da Barcelona Media, empresa contratada pelo Sebrae que vai conduzir o programa Lidera Turismo em Aracaju. Mas Marcela adverte, “não basta apenas planejar, é preciso executar”.

Texto e foto: Sebrae/SE

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *