No Brasil do Aedes Aegypti, ainda se morre de tuberculose
15 de dezembro de 2015
Confiança retoma os treinos de olho no Campeonato Estadual
15 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Justiça afasta Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas

Ex-deputados Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas ganharam liberdade com base em decisão do Supremo

O desembargador Roberto Eugênio Porto determinou, hoje, o afastamento das funções parlamentares os deputados estaduais Augusto Bezerra (DEM) e Paulinho das Varzinhas (PTdoB). As servidoras do Legislativo, Eliza Maria Menezes e Ana Cristina Varela Linhares, também foram afastadas das atividades. Augusto e Paulinho tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral de Sergipe sob a acusação de terem feito mau uso das verbas de subvenção do Legislativo sergipano.

O pedido de afastamento das funções parlamentares foi formulado pelo procurador-geral de Justiça, Rony Almeida. Ele também teve atendido pelo desembargador a solicitação de bloqueio dos bens de Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas. Pela decisão do desembargador Roberto Porto, os dois parlamentares deverão permanecer afastados da Assembleia durante toda a instrução do processo criminal.

Tão logo foi comunicado oficialmente sobre a decisão do desembargador, o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), se reuniu com vários deputados e chamou em seu gabinete Paulinho da Varzinhas e Augusto Bezerra. Eles foram condenados por unanimidade, mas seus advogados se preparavam para recorrer contra a decisão. As assessorias de ambos não se pronunciaram, ainda, sobre a decisão do magistrado.

Segredo de Justiça

Em nota curta, a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça informou sobre a decisão do magistrado. Veja o texto: “O desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, relator da Ação Penal Originária nº 201500114700, que tramita em segredo de Justiça, deferiu medida cautelar e afastou do exercício das funções públicas, durante toda a instrução do processo criminal, os deputados Augusto Bezerra Assis Filho e Paulo Hagenbeck Filho e as servidoras Eliza Maria Menezes e Ana Cristina Varela Linhares. O magistrado relator determinou também o bloqueio de todos os bens dos representados.

No final da sessão desta terça-feira, o presidente Luciano Bispo disse que orientou a assessoria jurídica da Assembleia a recorrer contra a decisão monocrática que afastou os dois deputados. Ele também informou que a Justiça não mandou convocar suplentes. Mas, se a situação não seja revertida juridicamente, o Legislativo terá que convocar dois suplentes da coligação “Digo sim a Sergipe” (PP, PTB, PSL, PSC, PR, DEM, PTdoB, PTC, SD, PSDB). Os primeiros da lista são o vereador por Aracaju, Adelson Barreto Filho (PSL), o ex-deputado Gilmar Carvalho (SD), o ex-deputado Daniel Fortes (PTC). Caso o parlamentar aracajuano não queira assumir, para não renunciar ao mandato na Câmara, assumem Gilmar e Daniel.

Por Adiberto de Souza (Crédito/Ascom/Alese)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *