Empresa não pode mais fazer doação para campanha eleitoral
3 de fevereiro de 2016
Fábrica de portas vai gerar 100 empregos em Estância
3 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Junta governativa assume direção do Sintepav em Sergipe

Novos dirigentes do sindicato visitam canteiros de obra

Uma Junta Governativa assumiu o comando do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada (Sintepav) em Sergipe, que representa aproximadamente 5 mil trabalhadores. A comissão, formada pelo presidente Ivonildo Pereira, o tesoureiro Ailton Queiroz e o secretário Tomaz Lopes, foi instituída depois que os antigos dirigentes da entidade perderam o prazo para realização da eleição da diretoria.

A nova direção deveria ter sido eleita no dia 11 de outubro de 2015, ou seja, dois meses antes do fim do mandato da antiga diretoria, que terminou no dia 11 de dezembro, sem que tenha havido convocação da eleição. Como consequência, os ex-diretores foram impedidos de movimentar as contas bancárias do Sintepav e, sem dinheiro, eles deixaram de efetuar o pagamento dos salários de dezembro e as férias dos empregados do sindicato sem qualquer comunicado oficial.

Diante dos fatos, um grupo de trabalhadores e ex-dirigentes do Sintepav se reuniram e criaram o Movimento pela Mudança. Em seguida, eles convocaram uma assembleia e aprovaram a criação da Junta Governativa, devidamente registrada em cartório. A eleição foi marcada para 4 de março.

Visitas

Semanalmente, os integrantes da Junta visitam os canteiros de obras das empresas para esclarecer os fatos e convocar a categoria a participar das eleições. Em uma das visitas, eles estiveram no canteiro de obras da empresa Macsolo, no Município de Carmópolis. A Junta foi acompanhada por Edival Góes e Aparecido Santos, da CTB/SE; Edson Cruz dos Santos, presidente da Federação da Construção Civil Bahia e Sergipe (Fetracon), e diretores da Fetracon.

Durante a manifestação, o grupo fez a distribuição de um panfleto explicativo sobre o processo de formação da Junta e a convocação de eleição.  Em seguida, foi realizada uma assembleia. “A categoria está confusa sobre o que vem acontecendo na entidade. Aproveitamos para esclarecer essas dúvidas, mostrar que a antiga diretoria perdeu o prazo para a realização das eleições, não tem mais poderes nem para movimentar as contas do sindicato e que, por isso mesmo, os empregados da entidade estão sem receber os salários desde o ano passado. Para resolver o problema, criamos uma Junta com a aprovação da categoria e estamos encaminhando o processo eleitoral”, disse Ivonildo Pereira.

Para Edival Góes, presidente da CTB Sergipe, essas visitas são muito importantes. “Os representantes da Junta e as direções da CTB e da Fetracon tiveram uma boa receptividade.  Colocamos nossas opiniões sobre o processo eleitoral, a intervenção que foi feita e a importância e a necessidade de se ter uma nova direção com a capacidade de administrar com democracia o Sintepav, que nada mais é do que o quartel general da categoria”, ressaltou.

Democracia

Edival lembrou que os trabalhadores precisam ter uma representação forte e unida, que seja capaz de negociar a força de trabalho da categoria. “Um sindicato democrático que reúna a categoria e discuta a campanha salarial. Por isso, repudiamos a forma como essa negociação era feita anteriormente. Dois ou três diretores faziam um acordo com as empresas que eram prejudiciais à categoria. Lutamos por um sindicato no qual os trabalhadores se sintam representados”, salientou.

O presidente da CTB/SE parabenizou a Junta por estar desenvolvendo essa luta que tem por objetivo restaurar a dignidade dos trabalhadores da construção pesada. A expectativa da direção da entidade é a de que esse grupo possa fazer a mudança no Sintepav.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *