Polícia Rodoviária Federal realiza Operação Tiradentes
20 de abril de 2023
Filho de deputado assume cargo federal em Sergipe
20 de abril de 2023
Exibir tudo

João Batista da Costa, o “Joãozinho Veneno”

Por Antonio Samarone *

Joãozinho foi político, comerciante e fazendeiro, marcou época em Sergipe, em tempos de conflitos. Um homem desassombrado. Amigo íntimo de Lampião, por isso, chamado pelo povo de coiteiro.

Prestou relevantes serviços ao cangaço e a política, que eram muito próximos. Joãozinho foi um homem solidário com os amigos: adotou Maria do Carmo, filha do temido Corisco e da valente Dadá.

Joãozinho de Donana, outro codinome, nasceu no Alagadiço, em 02 de fevereiro de 1913.

O seu irmão Costinha, foi o primeiro Prefeito do Pinhão. Eram pequenos fazendeiros.

Em Itabaiana, onde foi Vereador por dois mandatos, ele era conhecido como Joãozinho da Padaria. Por razões óbvias: possuiu uma padaria na Rua Barão do Rio Branco, onde hoje funciona a loja de Ricardo Barbosa, defronte ao antigo Bar Simpatia.

Em Itabaiana, Joãozinho depois comprou um Ford – 46, e foi transportar gente em pau de arara. Ao lado de Jason Correia, ele estava entre os primeiros caminhoneiros da cidade.

Na política, foi correligionário de Euclides Paes Mendonça, pela UDN. O anedotário local conta que Euclides lhe ofereceu o cargo de Delegado de Polícia e ele rejeitou, com um argumento: “Euclides, Delegado precisa prender gente, e isso não é simpático para um candidato”. Euclides retrucou: Por isso, não! Prender, deixa que eu prendo, você será o delegado para soltar, e agradará ao réu e a toda a família.” Joãozinho pensou, pensou, mas não aceitou ser Delegado de soltar.

Depois retornou ao Pinhão, para a sua fazenda Lagoa São José, herança da mãe, Donana Rego, onde permaneceu até a sua morte, em 05 de janeiro de 2008, aos 93 anos. Está sepultado no Cemitério do Pinhão.

Joãozinho Veneno teve uma prole numerosa, é o pai do conceituado Juiz de Direito José Emídio da Costa, também falecido. A sua filha, Ana Rosa, foi recentemente Prefeita do Pinhão.

Joaozinho Veneno, transitou na política em um momento de muita violência e perseguições, sem envolver-se diretamente nos ocorridos.

Joãozinho Veneno foi um coiteiro da paz.

* É médico sanitarista

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *