Mesas na orla para o Réveillon tem preços variados
28 de dezembro de 2019
Como proteger os pets do barulho dos fogos de artifício
29 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Em Japaratuba tem guerra de cabacinhas na Festa de Reis

As cabacinhas são feitas nas praças da cidade para abastecer os "guerreiros"

Quem visita o município de Japaratuba no início do próximo mês, é recebido pelos moradores com rajadas de uma conhecida bolinha recheada com água: A cabacinha. O artefato produzido a base de parafina se tornou o principal elemento da festa profana de Santos Reis e São Benedito, realizada anualmente por estimular uma gostosa e refrescante brincadeira entre os foliões.

Apesar do festejo acontecer durante a estação mais quente do ano, o verão, e a cabacinha ter um teor altamente refrescante, sua introdução no evento se deu com outra finalidade. A antiga ‘bolinha de cheiro’ foi inserida para aguçar o instinto da paquera entre os participantes.

Segundo historiadores, as pessoas colocavam água perfumada dentro da bola de parafina e arremessavam nas outras com a intenção de agradar, chamar a atenção. A cabacinha era usada para atrair. Em Aracaju, por exemplo, a bolinha chegou a ficar conhecida como “limão de cheiro”. Com o passar do tempo, a utilização da Cabacinha no festejo perdeu sua essência.

Fonte de renda

Mesmo depois da mudança, o artefato continua sendo um dos principais atrativos da festa, tornando-se, inclusive, fonte de renda para milhares de famílias que passaram a fabricá-las. De acordo com informações das próprias ‘cabacinheiras’, são produzidas para os três dias de festa, por cada artesã, cerca de quatro mil cabacinhas.

Além das famosas bolinhas de parafina, as grandes atrações, contratadas para o evento, também colaboram para que a festa de Santos Reis seja atualmente, considerada como um dos maiores festejos interioranos de Sergipe. Para cada noite de festa Japaratuba costuma receber milhares visitantes, que vão à cidade curtir as festas popular e religiosas. Muitas pessoas Durante o dia são atraídas à Japaratuba particularmente para ‘guerrear’ com as cabacinhas.

Fonte/ Ascom da PMJ (Cédito/Sergipe em fotos)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *