2020 é bissexto com nove feriadões
29 de dezembro de 2019
Bancos abriram nesta segunda-feira pela última vez em 2020
30 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Jackson ainda apita em Aracaju?

Ninguém governou Aracaju por mais tempo do que Edvaldo Nogueira (PCdoB). Quando concluir este terceiro mandato no próximo ano, ele terá ficado 10 anos e nove meses à frente da Prefeitura. Da primeira vez, era vice-prefeito e sentou-se na cadeira principal em 31 de março de 2006, quando o então prefeito Marcelo Déda afastou-se para disputar, com êxito, o governo de Sergipe. Edvaldo reelegeu-se em 2008 e foi prefeito até o final de 2012. Elegeu-se de novo em 2016 para a atual gestão e, reelegendo-se mais uma vez no próximo pleito, terá outros quatro anos pela frente — se não sair para disputar o governo em 2022. As boas gestões o credenciam.

João Alves Filho foi prefeito por oito anos (1975-1978 e 2013-2016), mas foi outro prefeito que também governou em duas ocasiões, embora por bem menos tempo, que fez história como maior liderança política de Aracaju a partir dos anos 80 do século passado. Jackson Barreto de Lima sentou-se na cadeira de prefeito por menos de quatro anos, entre 1986 e maio de 1988, quando renunciou após sofrer a intervenção estadual, e entre 1992 e março de 1994, quando saiu para disputar o governo, vencendo a eleição no primeiro turno e sendo derrotado por Albano Franco no segundo turno.

Não é pelo tamanho dos mandatos à frente do paço municipal, portanto, que se pode medir a importância de Jackson Barreto como incontestável liderança política da capital.

Sua militância tomou corpo a partir de 1967, quando ingressou na Faculdade de Direito e quase simultaneamente ligou-se aos quadros do proscrito PCB, destacando-se como tarefeiro na política estudantil. Chegou a presidir o respeitado Diretório Acadêmico Silvio Romero e, antes de concluir a graduação, foi preso por 14 dias durante as eleições estaduais de 1970, ao lado de dezenas de estudantes e operários acusados de subversão.

Em 1969, Jackson já figurava como membro da comissão executiva municipal do MDB em Aracaju. Era o partido guarda-chuva que abrigava os militantes do Partidão. Em 1972, foi o mais votado dentre os oito vereadores eleitos pelo MDB. O partido governista Arena elegeu 10 vereadores.

Em 1974, deixou a Câmara de Aracaju e se elegeu deputado estadual naquela campanha emblemática na qual o jovem médico Gilvan Rocha foi eleito senador pelo MDB derrotando o velho cacique Leandro Maciel. Dos 6.393 votos que Jackson recebeu, cerca de 5 mil foram conquistados em Aracaju, segundo registra Jorge Carvalho no livro “Memórias da Resistência”, lançado neste ano pela Criação Editora.

Em 1978, foi o mais votado dos dois que o MDB elegeu. Em 1982 foi reeleito para a Câmara Federal, dessa vez ficando atrás de José Carlos Teixeira. E, em 1985, afastou-se do parlamento para candidatar-se prefeito de Aracaju. Nesse momento, a liderança política de Jackson Barreto se materializa.

 

ELEITO PREFEITO COM 70% DOS VOTOS

“Embora não sendo grande estudioso dos problemas de Sergipe, nem ideólogo, formulador de novas propostas, já se revelava pragmático, esperto nos conchavos e com enorme poder de comunicação e empatia com as classes subalternas”, anota Ibarê Dantas no livro “Eleições em Sergipe (1985-2000)”, Tempo Brasileiro, 2002.

Já pelo PMDB e oficializado candidato da Aliança Democrática, apoiado pelo então governador João Alves (PL), foi eleito prefeito de Aracaju com 70% dos votos válidos, derrotando o menino Marcelo Déda (PT) e Gilton Garcia (PDS), que era o candidato da família Franco.

Parêntese: no início daquele ano, num bate-papo informal com universitários num bar do Baixo Barão, naquele curto período quando a avenida Barão de Maruim concentrava a noite aracajuana, ele não escondia que seu maior desejo era derrotar os Franco, o que de fato se confirmou.

A intervenção na Prefeitura, iniciada pela condenação de sua gestão no Tribunal de Contas e confirmada na Assembleia Legislativa, ao contrário de destruir o líder popular, significou seu fortalecimento político. Usando um poder peculiar de apontar culpados entre os adversários, Jackson cresceu atacando o governador Antonio Carlos Valadares (PFL) e o PT dos deputados estaduais Marcelo Déda e Marcelo Ribeiro, votos decisivos no acatamento da intervenção e renúncia.

JACKSON DÁ A VOLTA POR CIMA

Mostrando grande poder de recuperação, Jackson, agora no PSB, elegeu-se o vereador mais votado da história de Aracaju, levando consigo outros sete companheiros, inclusive Edvaldo Nogueira do PCdoB. Mas o mais importante daquela eleição de 1988: elegeu Wellington Paixão prefeito da capital com mais de 57% dos votos válidos, derrotando fragorosamente o bom Lauro Maia, da Aliança Democrática (PFL, PMDB, PL e PJ) de Valadares, João Alves e José Carlos Teixeira, e o PT de Marcelo Déda, que também foi candidato e obteve pouco mais de 6% dos votos. É um fato dos mais importantes na história da política sergipana.

Em 1993, Jackson voltaria à Prefeitura de Aracaju. Em 1992, Marcelo Déda fez autocrítica por haver votado pela intervenção na prefeitura e o PT admitia apoiar o ex-prefeito se a Justiça Eleitoral mantivesse sua candidatura, agora pelo PDT. Mas, afinal, o PT saiu aliado com o PSB e acabou lançando a candidatura de Ismael Silva. O PMDB lançou Luiz Mitidieri e o PFL lançou Reinaldo Moura. Foi mais uma surra de Jackson Barreto, que conquistou 67% dos votos válidos.

Movido pela espetacular popularidade, Jackson Barreto bateu na trave em 1994 e se tivesse mais poder financeiro teria sido eleito governador 20 anos antes desse sonho se concretizar. Venceu um primeiro turno apertado contra Albano Franco, mas não teve força suficiente para encarar o poderoso senador e presidente da CNI e o peso do governo João Alves no segundo turno. Ali, Eduardo Dutra (PT) foi eleito senador junto com Valadares (PP) e Marcelo Déda foi eleito deputado federal.

Mas a derrota não diminuiu seu cacife político em Aracaju, onde fez o prefeito pela quarta vez seguida, dessa vez elegendo João Augusto Gama (PMDB) em 1996, derrotando no segundo turno Ismael Silva (PT), que cometeu a insensatez de se aliar a Maria do Carmo Alves (PFL), que havia sido derrotada no primeiro turno.

FÔLEGO APÓS O MAIOR ERRO POLÍTICO

Em 1998, Jackson Barreto cometeu o maior erro político da carreira e que quase lhe custou toda a sua história. Depois de ameaçar lançar-se candidato a governador, sabe-se lá o valoroso motivo que o levou a se aliar ao governador e principal adversário, Albano Franco, lançando-se candidato a senador numa improvável aliança PSDB-PMDB. Perdeu a eleição para o Senado para Maria do Carmo e viu o governador reeleger-se com relativa facilidade, derrotando João Alves no segundo turno.

Em 2000, Déda elege-se para a Prefeitura de Aracaju apoiado pelo então prefeito João Gama. Em 2002, Jackson volta a ter um mandato, retornando à Câmara Federal pelo PMN, numa aliança com o PT e o PCdoB. Reeleito prefeito em 2004, Déda parte para conquistar o governo em 2006, apoiado por Jackson, que se reelege deputado federal, agora pelo PTB. Depois vem a reeleição de Edvaldo na prefeitura e, por fim, o emblemático ano de 2010.

Jackson Barreto operou para finalmente chegar a governador de Sergipe em abril de 2014, quando Marcelo Déda deixaria o cargo para tentar o mandato de senador. Isso foi combinado em 2010, ano em que Déda disputou a reeleição e, num gesto de grandeza, ofereceu a ele a vaga de candidato a vice-governador.

Ele assumiu o governo antes do previsto, após a morte prematura de Déda, e se reelegeu governador. Foi decisivo no segundo turno da eleição que resultou na volta de Edvaldo à prefeitura, em 2016. Deixou o governo de Sergipe sem conseguir realizar a obra que gostaria, mas decidiu voltar a encarar as urnas, certamente arrependido de ter anunciado em 2014 que aquela seria sua última eleição. Perdeu a disputa para o Senado em 2018.

Jackson Barreto, 76 anos a fazer em 6 de maio, não se aposentou da política, continua ativo e disposto a interferir mais uma vez nas eleições municipais. Que ninguém duvide da sua capacidade eleitoral, principalmente em Aracaju. Ainda terá fôlego?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *