Leia o resumo dos jornais desta terça
5 de abril de 2016
Exploração do trabalho infantil cresce 4,5% em apenas um ano
5 de abril de 2016
Exibir tudo

Já estão condenados

Diferente do que tem dito o presidente da Câmara de Aracaju, Vinicius Porto (DEM), os 15 vereadores acusados pela prática de vários crimes não estão tranqüilos coisa nenhuma. Maior prova disso foi dada ontem por três deles ao chegarem à delegacia para prestar depoimentos. Nervoso, Emmanuel Nascimento (PT) foi o único que aceitou falar com a imprensa. Adriano Taxista (PSDB) e o outrora falastrão Agamenon Sobral (PHS) chegaram mudos e saíram calados. Pior, deixaram a delegacia pelos fundos para “fugir” da imprensa. É bem verdade que os processos a serem abertos contra eles levarão muito tempo até o julgamento final, mas dificilmente os eleitores os perdoarão. Admitamos, não será fácil pedir votos enquanto é processado por peculato, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Portanto, dificilmente os 15 vereadores acusados de meterem a mão grande no dinheiro público serão reeleitos em outubro deste ano.

No perguntado

A delegada Daniele Garcia, do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública, espera interrogar até sexta-feira próxima, os 15 vereadores acusados de embolsar parte das verbas indenizatórias da Câmara de Aracaju. Hoje, serão ouvidos Agnaldo Feitosa (PR), Anderson de Tuca (PRTB), Max Prejuízo (PSB), e Jailton Santana (PSDB).

Dia de eleição

Hoje tem eleição na Assembleia. Com um ano de antecedência, os deputados estaduais vão reeleger a Mesa Diretora do Legislativo, presidida pelo peemedebista Luciano Bispo. Um ou outro parlamentar discordou da pressa dos colegas em se reeleger, porém faltou gente para formar uma chapa de oposição. Com o pleito de hoje, a Mesa comandará o Parlamento estadual até o final de 2017. Quem pode, pode!

João doente

Embora tente, a Secretaria de Comunicação de Aracaju não consegue convencer que o prefeito João Alves Filho (DEM) é um poço de saúde. O Correio de Sergipe, jornal pertencente à família do demista, confirma a enfermidade do caudilho: “Atendendo prescrição médica, o prefeito João Alves Filho vai tirar 15 dias de férias. O gestor tem apresentado um forte nível de estresse e vem enfrentando dificuldades para dormir”, publica hoje o jornal.

JB já sabia

O governador Jackson Barreto (PMDB) não é médico nem curandeiro, mas descobriu, faz tempo, que João Alves não estava normal. Em maio do ano passado, JB afirmou que “o prefeito está precisando melhorar a cabeça. Estou achando ele muito confuso”. O estresse do demista agravou-se após a divulgação que o nome dele está nas suspeitas planilhas apreendidas na construtora Odebrechet, confirmando doação de dinheiro a mais de 200 políticos.

Linha dura

A procuradora da República, Eunice Dantas, vai coordenar as eleições municipais deste ano em substituição a Rômulo Almeida. Nos próximos dois anos, ela comandará a Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal. Eunice Dantas diz que estará atenta ao cumprimento da Lei da Ficha Limpa e à compra de votos. Esta informação foi publicada hoje pela colega Rita Oliveira no Jornal do Dia.

Grana preta

A construtora Norcon pode ser multada em R$ 2 milhões por danos morais coletivos. O Ministério Público do Trabalho moveu ação judicial exigindo que a empresa adeque os equipamentos de segurança individual, renove o laudo estrutural e operacional, e ateste a eficiência dos EPIs. Em 2015, dois empregados da Norcon morreram e quatro firam feridos num acidente ocorrido no canteiro de obras da construtora.

Troca de farpas

Não chamem para o mesmo rega-bofe o deputado federal e prefeiturável Valadares Filho (PSB) e o presidente do PT sergipano, Rogério Carvalho. Contrariado porque Vavazinho descartou a petista Eliane Aquino como candidata a vice, Rogério chamou o parlamentar de oportunista e hipócrita. Pelo twitter, Valadares reagiu: “o ex-deputado Rogério Carvalho demonstrou seu estilo grosseiro e atrasado de fazer política. Esse é o retrato do isolamento político vivido por ele em Sergipe”. Misericórdia!

Novo líder

E o vereador aracajuano Ivaldo José (PRTB) é o novo líder do prefeito na Câmara. Ele substitui Agnaldo Feitosa (PR), que deixou a liderança quando se licenciou para ocupar a Secretaria Municipal da Saúde. Ficou menos de um mês no cargo, tendo retornado ao parlamento sem gozar da confiança de João Alves, que optou por Ivaldo José para defendê-lo. Coisas da política!

Vários sentidos

Veja o que publica hoje o Jornal da Cidade: “Chamou a atenção a declaração de apoio do deputado estadual Robson Viana (PEN) a Lara Moura (PSC), esposa do deputado federal André Moura (PSC) e pré-candidata a prefeita de Japaratuba. Um observador da política sergipana fez o seguinte comentário: “Na Assembleia, Robson é Jackson, na corrida pela Prefeitura de Aracaju está com João, e no interior está aliado ao grupo do PSC”. Haja disposição, né?

Pinto público

O que se comenta em Nossa Senhora das Dores é a foto de um pênis postada no twitter por um vereador daquele município. Segundo o site visitedores.com, o moço teria feito uma foto do próprio pinto e, na hora de postar, enviou para o grupo errado. Quando percebeu o equívoco, a cidade toda já tinha visto os “documentos” do parlamentar, que teve de pedir mil desculpas ao eleitorado. O site omite o nome do vereador exibicionista.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *