Taxa de desemprego fica estável em seis regiões do Brasil
22 de outubro de 2015
PF apreende quase meia tonelada e maconha em Sergipe
22 de outubro de 2015
Exibir tudo

Itabaiana realiza a maior feira-livre do interior de Sergipe

É em Itabaiana onde se produz mais semi joias no Brasil

A cidade de Itabaiana, localizada a 50 quilômetros de Aracaju, possui características únicas que a tornam uma excelente opção turística. É alí que acontece a maior feira livre do interior de Sergipe. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de montanhas que abriga importante biodiversidade da flora e fauna brasileiras, além de grande beleza natural. É de Itabaiana o título de “Capital dos Caminhões”, referência que orgulha a cidade que possui uma das maiores frotas do veículo por habitante do país.

O município orgulha-se também por ter um dos comércios mais prósperos do interior sergipanos por mais de meio século, já denominado de “Celeiro de Sergipe”. A cidade tornou-se atrativa para feirantes de várias regiões do Estado. Visitar a grande feira de Itabaiana é também conhecer um pouco dos costumes do seu povo. Ali o turista encontra, além do tradicional “arroz com feijão”, uma autêntica feira nordestina, onde se comercializa desde hortifrutigranjeiros a crustáceos, artesanato e uma enorme variedade de outros produtos. É por isso que dizem ser possível comprar qualquer coisa no comércio de Itabaiana.

Água na boca

O visitante pode desfrutar da culinária caseira e de um saboroso suco de mangaba, fruta típica em Sergipe. A feira é mais movimentada aos sábados e nela é possível degustar pratos tradicionais como sarapatel, buchada de carneiro, rabada de boi, carne cozida, feijão e fava verdes, carne do sol com macaxeira ou cuscuz, fígado de boi assado na brasa, carne de porco cozida com fígado, inhame com galinha de capoeira ao molho pardo, além de uma variedade de doces caseiros.

Na paisagem complexa de uma feira com múltiplas faces, competem pelo mesmo espaço vendedores de remédios milagrosos e ervas medicinais, doces típicos, queijos feitos no sertão de Sergipé, folhetos de cordel, artesanato de cerâmica, bordados, brinquedos de madeira, artigos de couro (celas, rédeas, arreios, chapéus de couro, coletes, sandálias e botas), chapéus de palha, cordas, esteiras, panelas, lamparinas, armas brancas e outras quinquilharias.

Semi jóias

É no comércio itabaianense que se encontra a maior variedade de semi jóias do país. Os empresários não falam em cifras, mas comenta-se que a produção e o comércio de semi joias movimenta em Itabaiana algo em torno de R$ 10 milhões anuais. As indústrias do setor empregam cerca de 800 pessoas, todas com carteiras assinadas.

Cada vez mais crescendo no mercado, a semi joia é um meio termo entre joias e bijouterias. Trate-se de peças produzidas em metais não preciosos, que passaram por banho de ouro 18 quilates, ródio ou prata. Portanto, é um produto mais personalizado e com uma vida útil maior que o da bijouteria. Ao mesmo tempo, é também um acessório mais seguro que a joia propriamente dita, além de ter um preço muito mais acessível.

Caminhões

A Festa dos Caminheiros acontece durante a trezena de Santo Antônio, exatamente no dia 12 de junho. Caminhoneiros são homenageados com shows, brincadeiras e sorteio de prêmios. O evento é conhecido nacionalmente e concentra caminhoneiros do Estado e de outras regiões do país, reunindo também empresas ligadas ao setor na grande Feira do Caminhão.

Padroeiro de Itabaiana, Santo Antônio é louvado no período de 31 de maio a 13 de junho. Em cada uma das noites de trezena, um segmento profissional da cidade é homenageado, quando é celebrada missa com procissão. No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, uma multidão de pessoas ocupa as ruas da cidade, em cortejo, mostrando o espírito religioso da gente da terra.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *