Da sucessão na Segurança Pública
2 de fevereiro de 2016
Médico diz que para ricos o aborto já é livre no Brasil
2 de fevereiro de 2016
Exibir tudo

Itabaiana faz carrocerias para o Norte e Nordeste

As fábricas de Itabaiana produzem cerca de 3 mil carrocerias por ano

Considerada a capital nacional do caminhão, Itabaiana é também o município que mais fabrica carrocerias. Levantamento feito pela Secretaria municipal da Indústria e Comércio mostra que existem hoje na cidade 11 indústrias que produzem juntas mais de 13 mil carrocerias e abastecem Sergipe, todo Norte e Nordeste e parte de Minas Gerais. A cadeia produtiva de madeira de Itabaiana é composta ainda por 12 madeireiras e 75 marcenarias que, juntamente com as fábricas de carrocerias empregam diretamente mais de 500 pessoas.

No ramo há 25 anos, o empresário José Neilton Santos comanda a ‘Madeireira e Fábrica de Carrocerias União’, uma das três maiores do município. “Aqui a gente apronta quatro carrocerias por dia e trabalha de segunda a sexta-feira”, afirma. O modelo mais procurado é o ‘carga seca’, vendido por R$ 1,2 mil o metro quadrado. Outros tipos também podem ser encomendados, a exemplo das graneleira e sobregrade para animais. Uma prova do sucesso das indústrias itabaianeses fora do Estado é a ‘Fábrica de Carrocerias Novas Itabaiana’. Apesar do nome, ela está localizada na cidade baiana de Feira de Santana e reproduz os mesmos modelos fabricados pelas empresas sergipanas.

De acordo com Francisco Altamiro Brasil, secretário municipal da Indústria e Comércio, Itabaiana vende mensalmente cerca de 250 caminhões, o que significa dizer que somente para atender esses veículos são produzidas 3 mil carrocerias por ano. No município também existem empresas especializadas em alongamento de eixo. Portanto, são vários fatores que atraem os compradores de caminhões novos. Eles vão em busca de preço bom e porque sabem que lá mesmo em Itabaiana podem mandar alongar o eixo e fazer a carroceria. Ou seja, o caminhão já sai do município pronto para fazer o primeiro frete.

Não é sem motivos que grandes empresas como Mercedez Benz, Scania, Volvo, Volkswagem e Iveco fazem questão de estarem presentes na tradicional Festa do Caminhão, realizada todos os anos e que reúne caminhoneiros de várias parte do país. Para atender ao grande número de veículos, existem na cidade cerca de 900 mecânicos em motores diesel e gasolina e casas especializadas em balanceamento e alinhamento; instalação e manutenção de acessórios; manutenção e reparação mecânica e elétrica; recondicionamento e recuperação de motores.

Montadora

Também filha de Itabaiana, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) solicitou recentemente ao governador Jackson Barreto (PMDB) o apoio à luta do município para conseguir atrair a indústria russa Kamaz, que fabrica caminhões e emprega mais de 56 mil pessoas em vários países. Segundo a parlamentar, a empresa pretende se instalar no Brasil, sendo Sergipe aparece no estudo de viabilidade para definir a localização da montadora. “Não tenho dúvida que se o Estado oferecer incentivos fiscais e as condições necessárias, Itabaiana será escolhida para a instalação da empresa, pois, tem uma gente trabalhadora e empreendedora, além de ser a capital brasileira do caminhão”, discursa a deputada.

Coube ao senador itabaianense Eduardo Amorim (PSC) apresentar o Projeto de Lei consagrando o município como ‘Capital Nacional do Caminhão”. O objetivo da proposta aprovada pelo Senado é valorizar simultaneamente, o caminhoneiro, o caminhão e a cidade. Na justificativa, o senador argumentou sobre a posição estratégica de Itabaiana no que diz respeito ao transporte de cargas para a Região do Nordeste. “São cinco mil emplacados, além de mais de quatro mil caminhões que foram registrados em outros estados, totalizando aproximadamente 10 mil numa cidade que conta com 100 mil habitantes”, afirma Amorim.

Por Adiberto de Souza (Crédito: Arquivo/Google)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *